Pé na estrada: saiba como carregar bagagens sem risco de multa neste fim de ano
Ao contrário do que muitos pensam, há uma forma correta de acomodar as bagagens na hora de viajar.
Uma das missões mais importantes, antes de pegar a estrada, é acomodar todas as bagagens no veículo. Apesar de parecer uma tarefa simples, é preciso estar atento para não levar multas. Objetos soltos no interior do veículo, por exemplo, podem representar penalidades ao condutor.
Para auxiliá-lo a ter uma viagem tranquila e sem surpresas, nós separamos algumas dicas para o transporte correto de bagagens.
Acomodando as bagagens
Esqueça aqueles itens que você costuma acomodar sobre o tampão interno do porta-malas. Isso porque essa prática obstrui a visão do retrovisor interno nos veículos de passeio e, portanto, é proibida, podendo gerar multa.
Outro ponto é observar o peso máximo permitido pelo veículo. Para isso, observe as especificações do fabricante. Além de ser perigoso para a segurança, se ultrapassar esse peso, o condutor pode ter o veículo retido até a retirada do excedente de carga, além de receber multa de R$ 195,23.
Também evite aqueles itens “soltos” nos bancos, como mochilas e bolsas. Em caso de acidente, eles podem ser perigosos aos ocupantes dos veículos, causando ferimentos. Assim, a recomendação é que toda a bagagem fique no porta-malas ou no porta-luvas do carro.
Bagageiro de teto
O bagageiro de teto é uma boa opção para organizar as suas malas, desde que atenda as capacidades da lei. A legislação define, por exemplo, que a carga não pode ultrapassar a altura de 50 cm de altura. A exceção é o carregamento de bicicleta.
Não se esqueça de prender bem a carga com cadeados e travas, evitando que elas caiam na estrada, provocando acidentes.
Outro ponto a se observar em caso de uso do bagageiro de teto é o centro de gravidade do carro, que sofre alterações. Como o veículo fica um pouco mais instável, é necessário redobrar a atenção, diminuindo os riscos de capotamento.
Bagagens sem multa
Confira um checklist de como organizar as bagagens dentro do carro:
- Malas maiores e mais pesadas devem ficar ao fundo e laterais do veículo. Reserve o meio para malas menores ou mais leves. Já as mochilas podem ir por cima das malas.
- Sacolas e caixas de isopor devem ser os últimos itens a entrar no porta-malas.
- Não acomode bagagens, mesmo que pequenas, no tampão do porta-malas, elas podem ser fatais em um cenário de acidente.