Peças de carro mais caras do Brasil: farol, retrovisor e amortecedores podem custar outro veículo
Descubra quais são as peças automotivas mais caras do mercado brasileiro em 2025, com valores surpreendentes que chegam a equivaler ao preço de um carro usado.
No universo automotivo, nem sempre o valor de um carro reflete o custo das peças que o compõem. Enquanto alguns modelos populares apresentam componentes acessíveis, outros veículos de luxo carregam itens que custam quase tanto quanto um carro completo usado.
No Brasil, é possível encontrar faróis, retrovisores, amortecedores e para-choques com preços surpreendentemente altos, chegando a ultrapassar dezenas de milhares de reais.
Peças de luxo que pesam no bolso: farol de R$ 50 mil e retrovisor de R$ 19 mil
Conheça agora as peças de carros mais caras à venda no país em 2025
1. Faróis de alto luxo: Audi Q5 lidera com R$ 50 mil
Foto: Divulgação/Audi
O farol direito do Audi Q5 é a peça mais cara do Brasil, com preço oficial de R$ 50.941. O motivo está na tecnologia Matrix Beam, que integra luz de curva, farol para rodovia e cidade, ajuste dinâmico de feixe para evitar ofuscamento, iluminação de faixa de tráfego e farol de neblina.
Essa sofisticação faz do componente um verdadeiro equipamento tecnológico, muito além de sua função básica de iluminação.
Em contraste, o farol mais barato do país é o do Citroën C3, vendido por apenas R$ 922. A diferença de preço, superior a R$ 50 mil, evidencia o impacto da tecnologia embarcada nos veículos de luxo.
2. Amortecedores que custam quase R$ 40 mil: o caso do Range Rover Evoque
Foto: Divulgação/Ford
Um jogo de quatro amortecedores do Range Rover Evoque pode custar impressionantes R$ 39.530. Equipados com suspensão adaptativa, esses amortecedores ajustam a rigidez conforme a estrada e o estilo de condução, garantindo conforto e estabilidade máximos.
Já os amortecedores mais baratos do Brasil, presentes no elétrico Neta Aya, custam apenas R$ 1.297, mostrando uma diferença de mais de R$ 38 mil.
3. Retrovisores de luxo: Lexus RX 500h F-Sport quase R$ 20 mil
Foto: Divulgação/Lexus
Quebrar o retrovisor de um Lexus RX 500h F-Sport pode sair por R$ 19.370. Esse valor elevado se justifica pela quantidade de funcionalidades embarcadas: lâmpadas de LED para seta, ajuste e rebatimento elétrico, aquecedor, função de memória, indicador de ponto cego e saída segura. Por outro lado, o retrovisor mais barato do país, do Citroën C3, custa apenas R$ 409.
4. Para-choques que pesam no bolso: Range Rover Evoque novamente em destaque
Foto: Divulgação/Ford
O para-choque dianteiro do Range Rover Evoque fecha a lista com preço sugerido de R$ 17.900. Importado e completo, o item se diferencia enormemente de peças equivalentes de veículos populares, como o Hyundai HB20, cujo para-choque custa apenas R$ 475.
Esses valores mostram como a tecnologia, importação e complexidade dos veículos de luxo influenciam diretamente o preço das peças automotivas.
Enquanto alguns componentes podem custar apenas algumas centenas de reais, outros chegam a somas equivalentes ao valor de um carro popular usado, destacando a diferença entre carros de luxo e modelos acessíveis no Brasil.