Película PPF é a solução para deixar carros novos outra vez, mas preço assusta
Identificado pela sigla para Paint Protection Film, ou película de proteção de pintura, o produto protege a cor original da carroceria.
O envelopamento é um método de proteção que consiste em aplicar uma camada adesiva sobre a pintura original de um equipamento, eletrodoméstico ou até veículo. No universo automotivo, existe a chamada PPF (Paint Protection Film), sigla para uma técnica “premium” que pode ser traduzida como película de proteção de pintura.
Esse material forma um tipo de segunda pele tecnológica que protege a pintura original da carroceria e dos faróis do carro. Ele tem se tornado uma opção cada vez mais buscada pelos proprietários, sobretudo aqueles com automóveis de alto valor. Porém, pode custar caro.
Como funciona a PPF?
Produzida em poliuretano termoplástico e com uso de nanotecnologia, a película forma um escudo que conserva a carroceria contra pequenos impactos e arranhões, como pedrinhas na estrada ou raspões na garagem. Além do efeito prático, ela também possui valor estético.
Foto: Reprodução
O revestimento mantém o brilho e preserva a lataria de manchas provocadas por fezes de animais ou seiva de plantas. A depender da profundidade do arranhão e do tipo de material aplicado, a PPF também tem poder regenerativo para riscos.
“O material atrai um público premium porque é uma película de alta resistência, tem tecnologia de nanocerâmica e é muito mais vantajoso para o proprietário de um automóvel caro, pois, quando ele for vendê-lo, o carro estará intacto”, explica o instalador Tonho, da Tonho Detailer.
Segundo ele, o processo de repintura de um carro de alto valor compromete sua originalidade, o que derruba o preço na hora da revenda.
Preço assusta
Tonho conta que quando começou a aplicar a película, a procura era exclusivamente de proprietários de carros de alto luxo ou superesportivos, como Ferrari e Lamborghini. Porém, com a chegada de novas marcas de PPF ao mercado, o cenário mudou um pouco.
“Mesmo sendo um material de alto custo, a procura é grande”, diz.
E ele está certo. O investimento médio para cobrir um veículo está em torno de R$ 20 mil, ou por volta de R$ 15 mil dependendo da loja e da marca do produto (as chinesas são mais acessíveis).
Não há variação de preço com a categoria do carro, então cobrir um Porsche 911 GT3 ou um Chevrolet Onix tem o mesmo custo. A explicação é que, geralmente, o profissional utiliza uma bobina de 15 metros para fazer o revestimento total, e a cobrança pelo material é feita por metro.
Após a aplicação, nada muda para o dono do carro. Ele pode lavar o veículo normalmente, mas a utilização de produtos automotivos específicos é sempre mais recomendada. Além disso, todas as películas têm garantia de fábrica, algumas até vitalícia.