Peugeot 308 Cross: primeiro “SUV coupé” da marca é fabricado em Mulhouse

Este novo produto será um derivado do hatchback, que combinará uma estética aventureira com traseira fastback.

A Renault foi a primeira marca popular a apostar num “SUV Coupé”, formato que até agora era exclusivo para carros Premium e parece ter dado bons resultados, uma vez que o Arkana está atingindo bons níveis de vendas.

A resposta da Peugeot não demorará a chegar e a marca do leão terá também uma proposta própria: apelidada pela imprensa de “308 Cross” – nome que pode ser o definitivo – a Stellantis já fabricou o primeiro protótipo.

Isso é revelado por uma fotografia na qual os operadores da fábrica de Mulhouse são vistos posando ao lado de um veículo – coberto por uma tela branca – ao lado de uma placa que diz “Primeira carroceria P54 fabricada em Mulhouse”.

É um primeiro protótipo que vai ser utilizado para testes e homologações, antes mesmo de iniciar a produção da pré-série, embora seja suficiente para confirmar que os rumores eram verdadeiros e que a marca francesa está trabalhando neste novo modelo.

Projeto P54

Conhecido internamente como Projeto P54, ele surgiu após a notícia que o novo 308 não terá uma versão esportiva desenvolvida pela Peugeot Sport Engineered. Em seu lugar virá este SUV/crossover com uma estética de cupê.

De acordo com as primeiras projeções, o SUV do 308 manteria o setor frontal com a adição de proteções de plástico preto na parte inferior do pára-choque, nas cavas das rodas e na parte inferior da carroceria. Até a coluna B seria uma variante aventureira do 308, mas as mudanças mais importantes se concentrariam na parte traseira, com aparência fastback alongada que lembra seu primo Citroën C4.

Mecanicamente, a receita será simples. Deve vir com os motores PureTech 1.2 e 1.6 a gasolina com tecnologia 48V híbrido moderado, além das opções híbridas plug-in que combinam o motor PureTech 1.6 com um motor elétrico e que desenvolvem 180 e 225 cv, associado a uma transmissão automática EAT8 de 8 velocidades e alimentado por uma bateria de 12,4 kWh de capacidade que lhe permite viajar até 60 quilômetros em modo elétrico.

Tendo em conta que o seu desenvolvimento tem vindo a progredir de forma satisfatória, a sua apresentação seria feita no final de 2022 para chegar aos concessionários no início de 2023. Claro, ainda é muito cedo para falar sobre a sua possível chegada à nossa região.

você pode gostar também