Peugeot: 6 coisas que você não sabia sobre a marca
Todo mundo conhece a Peugeot e parte de sua história. Mas você conhece essas diferentes anedotas sobre a marca do Leão?
A Peugeot, figura emblemática da paisagem automotiva francesa, tem uma longa história. Presente há quase dois séculos, a empresa nunca parou de se reinventar e hoje ocupa um lugar muito importante entre todos os fabricantes da França.
Fundada em 1810 em Hérimoncourt no Doubs, a empresa não produzia automóveis de imediato. Antes dessa atividade, a família Peugeot produzia muitos produtos à base de aço, como ferramentas, molas, costelas de guarda-chuva, moinhos de café e até relógios. Será necessário esperar 1886 para que Armand Peugeot comece a se interessar pelo automóvel.
Se todos têm um ou mais veículos da marca do leão em mente, você conhece todas essas histórias?
1) A marca produziu moinhos de café desde 1840
A partir de 1840, a marca estava se lançando na fabricação de moinhos de café e manteve a tradição desde então!
Posteriormente, o francês diversificou-se graças à sua experiência na indústria do aço. A marca passará a produzir serras, pentes para espartilhos e até costelas de guarda-chuva, conforme explicado na introdução.
Somente em 1886 a Peugeot lançou seu primeiro veículo, uma bicicleta. Três anos depois, na Exposição Universal de Paris, a marca lançou um triciclo a vapor .
2) O primeiro carro a diesel de produção francesa
Em 1959, a Peugeot foi o primeiro fabricante francês a lançar um carro a diesel em série. Seria o 403, que tinha o motor Indenor. Este mesmo motor também equipou outras marcas como Austin, Vauxhall (em Cingapura) e Jeep Willys (na Coreia em particular).
O modelo e todas as versões combinadas, foram um grande sucesso com cerca de 1.214.126 unidades vendidas até 1966!
3) Em 1941, a marca produziu um carro elétrico
Isso pode parecer surpreendente em um momento em que voltamos à eletricidade há mais de dez anos.
A marca de fato produziu um carro elétrico em 1941 ! O nome dele ? VLV, sigla para “Light City Car”. Ele foi desenvolvido em particular para lidar com o racionamento de gasolina durante a guerra.
4) Por que um leão como logotipo?
Todos sabemos que o logótipo da marca Peugeot representa um leão. Mas por que tal emblema?
A empresa simplesmente assumiu o brasão da região em que foi estabelecida, o Franche-Comté. Inseparável da Peugeot, a criação do logotipo remonta a quase 1847, muito antes de a empresa de Franche-Comté se dedicar à construção de automóveis!
Foi desenhado a pedido dos irmãos Peugeot, e o felino rapidamente se estabeleceu. Representa as três qualidades das lâminas de serra Peugeot da época: a dureza dos dentes, a flexibilidade da lâmina, bem como a velocidade do corte.
Arquivado em 1858, só um pouco menos de meio século depois é que o primeiro Peugeot exibiu orgulhosamente seu logotipo de leão na grade de seus carros.
5) Por que há um 0 no meio dos nomes dos modelos?
Os veículos da marca são facilmente reconhecíveis e identificáveis graças ao 0 em seu centro.
O motivo é simples: na época, a partida elétrica ainda não existia. As primeiras partidas exigiam um pouco de graxa ao girar a manivela. Mas tinha que haver um lugar para colocar essa parte em algum lugar. A Peugeot escolheu sabiamente o zero para escondê-lo. Portanto, é por razões práticas e estéticas que a marca do leão decidiu fazê-lo.
A administração então patenteou todos os números de três dígitos que têm um zero no meio: de 101 a 909. Em 1963, a Porsche tentou sem sucesso lançar seu novo cupê 901. No final, aquele que a Porsche levou o nome de 911.
6) Os nomes dos modelos terminam com 8
Quase todos os carros da linha atual da Peugeot usam nomes que terminam com o número 8 . Para entender o porquê, temos que voltar a 1929, com a chegada do Peugeot 201.
Este modelo foi o primeiro a inaugurar a nomenclatura do modelo da marca do leão, com três algarismos articulados em torno de um zero central, mais recentemente um duplo zero para SUVs .
Se o primeiro número indica a categoria do modelo, o último número indica a geração do carro. Por exemplo, o Peugeot 201 foi substituído pelo 202, ele próprio substituído pelo 203, depois o 204, o 205, 206, 207, depois o 208 fase I … Que é substituído pelo 208 II!
A numeração, portanto, torna-se mais complicada na década de 2010, quando o 308 está prestes a ser renovado.
Foi então que a Peugeot decidiu “Congelar” o último dígito da sua numeração para “8”, de forma a capitalizar a notoriedade dos seus modelos, que agora manterão sempre o mesmo nome ao longo das gerações.
A oportunidade também serviu para esclarecer qualquer confusão quanto ao entendimento desta nomenclatura, em face da maioria de seus concorrentes que guardam os nomes de seus modelos ao longo do tempo.
Essa escolha também é motivada pelo fato de o número 8 ser um amuleto da sorte na China, sinônimo de sucesso e sorte.