Picape da Tesla: entenda como a oferta restrita e o “efeito iPhone” vão definir preço
Com produção controlada, novo carro da Tesla já tem mais de um milhão de reservas. Entenda.
A Tesla avançou no mercado automobilístico ao anunciar que sua picape elétrica será ofertada, inicialmente, em quantidade controlada, ou seja, a produção do Cybertruck será limitada. Durante o evento de lançamento nesta quinta-feira (30), dez pessoas receberam as primeiras unidades do veículo entregue na sede da montadora em Austin, no Texas.
Na prática, essa medida sugere que os níveis de produção provavelmente influenciarão o preço do Tesla Cybertruck, criando um mercado secundário.
Demanda e oferta
Segundo Tony Quiroga, editor-chefe da revista Car and Driver, a demanda superando a oferta terá consequências significativas. “Considerando que, neste momento, a demanda é muito maior que a oferta, suponho que muitas das primeiras entregas acabarão no mercado secundário por um valor muito superior ao preço base listado pela Tesla”, avalia.
Essencialmente, Quiroga ecoa as declarações de Elon Musk, CEO da montadora. Mesmo que posteriormente tenha ocorrido a remoção, uma cláusula no contrato de compra do Cybertruck indicava que a Tesla poderia processar os proprietários em US$ 50 mil caso vendessem o carro dentro de um ano.
Diante desse cenário, a expectativa é de que os preços demorem a diminuir, mesmo que o valor-base definido pela Tesla esteja diminuindo baixo. Assim, o preço torna-se um indicador do progresso na produção da Tesla e de suas expectativas de volume.
Outro fator a considerar é a escolha dos materiais. Poucas montadoras utilizam aço inoxidável devido à sua complexidade em aplicações automotivas, já que as imperfeições de fabricação tornam-se evidentes. Como o Cybertruck utiliza esse material, a montagem dos primeiros modelos deve ser mais lenta nos próximos meses.
Efeito Iphone
Não se pode negar que o Cybertruck é um dos modelos mais esperados dos últimos anos e, talvez por isso, a procura tenha sido alta. Segundo Elon Musk, há mais de um milhão de reservas do modelo.
Vale lembrar, inclusive, que essa demanda acaba sendo impulsionada pelo fato de um carro da Tesla é mais do que um carro. A percepção é de um produto tecnológico e de alto desejo e, portanto, qualquer lançamento desperta desejo massivo.
“Teslas são como um iPhone. Assim que ocorre o lançamento, se tornam um produto de desejo”, avalia Quiroga.
Design
Com um design que gera apelo para uma parcela da população, assim como a exclusvidade do Cyberturck, o modelo acaba despertando muito interesse. Contudo, não se espera que esse efeito atinja todo o setor de picapes, se limitando à Tesla.
Isso porque, outros modelos, como o Ford F-150 Lightning possuem design mais tradicional, o que não desperta o desejo de compra em muitos entusiastas do Cybertruck.