Plataformas da chinesa Chery serão usadas nos próximos Jaguar e Land Rover

Próximos carros das marcas britânicas serão construídos sobre as bases M3X e E0X, projetadas pelo grupo chinês.

O presidente do grupo Chery, Yin Tongyao, confirmou que as plataformas da empresa serão utilizadas nos novos projetos das marcas britânicas Jaguar e Land Rover. As bases fornecidas serão a M3X e a E0X, hoje utilizadas em modelos como Exeed Exlantix ET, Exeed Exlantix ES, Luxeed 7, Luxeed R7, Exeed RX e Chery Tiggo 9.

O acordo permite que Jaguar e Land Rover usem livremente as arquiteturas nas próximas gerações de seus projetos. A M3X, conhecida localmente como T2X, é compatível com trens de força tradicionais e também com conjuntos híbridos do tipo plug-in.

Nos veículos da Chery, a base abriga o sistema “Super Hybrid”, formado por um motor a gasolina e dois elétricos, com 1.000 km de autonomia e eficiência térmica de 44,5%.

A segunda plataforma é a E0X, criada em parceria com a Huawei. Ela equipa Exlantix ES, Exlantix ET, Luxeed S7 e Luxeed R7, tendo sido desenvolvida com foco em carros elétricos dedicados. Seus benefícios incluem um consumo de energia de 12 kWh/100 km, sistema de alta tensão de 800 volts e tecnologia avançada de condução autônoma.

Procura por bases chinesas

Apesar de o acordo parecer inesperado, a Chery e a Jaguar-Land Rover possuem uma parceria histórica no mercado chinês. Os dois grupos trabalham em conjunto na China desde 2012, inclusive por meio de uma joint venture para produção de veículos.

Em 2014, uma fábrica de propriedade compartilhada começou a produzir e segue em operação até os dias de hoje. A princípio, as novas plataformas comportarão modelos JLR produzidos e vendidos no país asiático.

Outras fabricantes ocidentais de renome também têm buscado arquiteturas mais eficientes e baratas na China. Um bom exemplo é a Volkswagen, que adquiriu o direito de usar a base desenvolvida pela XPeng. A Audi fabricará carros sobre a arquitetura fornecida pela SAIC, enquanto as marcas Smart, Lotus e Volvo já utilizam a SEA, da Geely.

você pode gostar também