Por que as luzes de seta dos carros nos EUA são vermelhas, e não âmbar?
Economia e regulamentação explicam a cor vermelha nas luzes de seta dos carros americanos, diferente do âmbar usado na Europa.
Nos Estados Unidos, muitos modelos de automóveis apresentam uma peculiaridade que chama a atenção de motoristas de outros países: as luzes de seta traseiras são vermelhas, assim como as luzes de freio.
Esta característica pode ser confusa e até perigosa, principalmente para europeus e brasileiros, mas resulta de uma combinação de fatores econômicos e regulatórios.
A decisão de utilizar luzes vermelhas em vez de âmbar não está relacionada ao design ou à inovação tecnológica. Na verdade, trata-se de uma escolha fundamentada na redução de custos de produção e nas permissões das regulamentações americanas.
Para empresas que produzem em grande escala, essa economia de custos é significativa.
Economia e regulamentação americana
Nos EUA, é permitido que as luzes de freio e as setas traseiras compartilhem a mesma lâmpada vermelha. Essa prática remonta à década de 1960, simplificando o design das lanternas traseiras.
Usar uma única lâmpada com dois filamentos reduz os custos de fabricação e manutenção, já que não exige fiação extra ou conversores para separar as funções de seta e freio.
A regulamentação federal americana permite o uso de luzes vermelhas ou âmbar nos indicadores de direção traseiros, e essa flexibilidade é mantida há décadas.
Em muitos casos, isso ocasiona variações de cor de ano para ano, dando a impressão de um novo design sem alterar a carroceria, o que também gera economia no desenvolvimento dos conjuntos ópticos.
Impacto na segurança rodoviária
Embora a economia seja um fator importante, a segurança não deve ser negligenciada.
Segundo um estudo de 2008 da Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA), veículos com setas traseiras vermelhas têm 22% mais chances de se envolver em colisões traseiras do que aqueles com setas âmbar.
A cor âmbar é mais facilmente identificável como um indicador de direção e se diferencia melhor do vermelho, associado a freios.
Regulamentação europeia e adaptações
Na Europa, a legislação exige que as setas traseiras sejam âmbar, obrigando os fabricantes americanos que exportam para o continente a fazer modificações em seus modelos.
Ao importar um veículo americano para a Europa, uma das adaptações comuns é a troca das lanternas traseiras.
Evolução com a tecnologia LED
Com o avanço dos LEDs, algumas montadoras estão adotando setas âmbar em modelos americanos, especialmente aqueles que compartilham plataformas com veículos vendidos na Europa ou Ásia.
A General Motors é um exemplo desse movimento, enquanto a Ford e a Stellantis são mais conservadoras. A tecnologia LED permite maior liberdade de design sem elevar significativamente os custos, o que pode influenciar o padrão futuro na América do Norte.
Enquanto não houver mudanças regulatórias nos EUA, algumas marcas continuarão a optar pela solução mais econômica. No entanto, a tendência é que, com o tempo, o uso de setas âmbar se torne mais comum, impulsionado pela tecnologia e preocupações com a segurança.