Posso levar meu pet em uma viagem na Uber?
Saiba qual é o posicionamento da empresa no que diz respeito ao transporte de animais nos carros credenciados.
Diariamente, novos estabelecimentos se autodenominam Pet Friendly, permitindo a presença de animais em bares, restaurantes e até mesmo lojas. Essa prática tem levado muitas pessoas a optarem por levar seus companheiros de quatro patas ao encontrar amigos ou fazer compras. No entanto, surge a dúvida: é possível realizar o trajeto até esses locais usando o serviço da Uber?
Atualmente, a Uber realiza aproximadamente 27 milhões de viagens diárias no Brasil. A boa notícia é que a modalidade de transporte permite o deslocamento de cachorros e outros animais nas corridas, contanto que o motorista esteja de acordo com a condição.
Animais a bordo
Para transportar seu pet em uma corrida da Uber, é necessário entrar em contato com o motorista por meio da aba de mensagens do próprio aplicativo e comunicar o desejo de levar um animal de estimação. O motorista pode impor condições, como o uso de focinheiras ou caixas de transporte.
Cão-guia
A única exceção para essa regra é para quem utiliza cão-guia devido à deficiência visual. Nesse caso, o motorista não pode negar o transporte do animal de assistência, pois é um direito assegurado pela lei nº 11.126/2005, conhecida como a “Lei do Cão-Guia”. Negar o transporte de um animal de assistência pode resultar em punições por danos morais, incluindo o pagamento de indenização ao cliente, caracterizando atitude discriminatória e constrangimento. Nesse contexto, a Uber também pode ser responsabilizada.
Categoria para levar animais
Em 2019, algumas cidades dos Estados Unidos receberam a modalidade de corrida chamada Uber Pet. Em cidades como Denver e Nashville, por exemplo, os usuários podem selecionar essa opção no aplicativo, direcionando a corrida para um motorista que aceite transportar animais.
Portugal também adotou essa categoria na região metropolitana de Lisboa e Porto, assim como na região do Algarve. No entanto, solicitar uma corrida Uber Pet nesses locais implica em um custo adicional de US$ 2 a US$ 5 para os americanos e 2 euros para os portugueses.
Até o momento, não há informações sobre a chegada dessa categoria ao Brasil.