Práticas arriscadas: o que evitar na hora de consertar pneus em borracharias

Evitar reparos inadequados em borracharias pode impedir prejuízos e riscos à segurança. Confira práticas comuns que devem ser recusadas.

Um pneu furado é um contratempo comum para motoristas, mas o conserto inadequado do item pode trazer riscos significativos. Frequentemente, após substituir o pneu danificado pelo estepe, o próximo passo do condutor é procurar uma borracharia para o reparo.

No entanto, é crucial estar ciente de que certas práticas, embora comuns nas borracharias de todo o país, não são recomendadas por especialistas da área automotiva. Quem entende do assunto destaca que certos procedimentos frequentemente adotados por borracharias podem comprometer a segurança dos veículos.

Roberto Falkenstein, consultor da área de tecnologias inovativas da Pirelli, ressalta a importância de optar por métodos de reparo seguros e eficientes, evitando soluções rápidas que podem ser prejudiciais.

Práticas a serem evitadas em borracharias

Algumas ofertas feitas na borracharia devem ser evitadas pelo proprietário. (Foto: Shutterstock)

Ferramentas inadequadas para desmontagem

Em borracharias sem equipamentos adequados, a desmontagem pode ser realizada com espátulas ou pé de cabra, itens que podem danificar o talão do pneu.

Essa condição pode levar à perda súbita de pressão, aumentando o risco de acidentes.

Aplicação de fogo

Outra prática controversa é o uso de fogo para encaixar pneus, técnica frequentemente vista em redes sociais.

Além de perigosa, ela pode comprometer a estrutura do componente devido à ação de gases inflamáveis e do calor.

Uso de ‘macarrão’ para reparos

Muitos borracheiros utilizam um material conhecido como “macarrão” para consertar furos em pneus.

Entretanto, Falkenstein recomenda o reparo do tipo “plug” para danos na banda de rodagem, desaconselhando o uso de “macarrões” ou “manchões”.

Ressulcamento de pneus desgastados

Ressulcar pneus é uma prática proibida e perigosa. O processo aprofunda sulcos de pneus já desgastados, reduzindo ainda mais a camada de borracha sobre a manta metálica.

Uma vez que o produto atinge o indicador de desgaste TWI, é hora de substituí-lo.

Os motoristas devem estar atentos a essas práticas e buscar sempre o reparo seguro e recomendado por especialistas. Além disso, a vida útil dos pneus deve ser respeitada para garantir a segurança nas estradas.

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