Projeto quer multar os ‘donos da rua’ que rodam na faixa da esquerda
Prática de bloquear a faixa da via destinada à circulação mais rápida não é exclusiva dos motoristas brasileiros.
Poucos assumem, mas a quantidade de motoristas que não respeitam as regras de trânsito e despertam a fúria coletiva é grande no Brasil. Um grupo especialmente problemático é o dos que dirigem devagar na faixa da esquerda e bloqueiam a passagem de outros condutores.
Para a surpresa de muitos, o problema com a faixa destinada ao trânsito rápido não é uma exclusividade do brasileiro. Em outros países, a situação ficou tão insustentável que pode até virar lei.
No estado da Flórida, nos Estados Unidos, surgiu um projeto de lei que prevê multa para os motoristas que dirigirem em velocidade inferior a 65 milhas por hora (104 km/h) na faixa da esquerda. O autor do texto afirma que o objetivo é reduzir os congestionamentos e a violência no trânsito.
Caso a proposta seja aprovada, o condutor que se acha “dono da rua” terá que pagar uma multa de US$ 158, cerca de R$ 775 na conversão direta. O valor mais alto é considerado a única maneira de garantir que os infratores não insistam nessa prática irritante e problemática.
A faixa da esquerda deve estar sempre liberada para ultrapassagens e para veículos em situações de emergência, como ambulâncias e viaturas policiais. O cidadão que insiste em permanecer nela pode estar impedindo alguém que realmente necessita circular mais rápido de exercer seu direito.
Lei brasileira
No Código de Trânsito Brasileiro (CTB), está previsto que as faixas da esquerda são destinadas às “ultrapassagens e ao deslocamento dos veículos de maior velocidade”, ou seja, devem ficar sempre desobstruídas para permitir o trânsito. Em outras palavras, elas não podem ser bloqueadas por ninguém.
Para reforçar a segurança no trânsito e tentar resolver o problema, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realiza campanhas sobre o tema e relembra que deixar de dar passagem quando solicitado é uma infração média. Quando o motorista que está à esquerda percebe que outro veículo quer ultrapassar, deve imediatamente se deslocar para a faixa da direita.
Vale destacar que condutores de veículos pesados, como caminhões, carretas e ônibus, devem sempre permanecer na faixa da direita, exceto ao fazer ultrapassagens. Infelizmente, o que se observa nas vias do país é bem diferente.