Quando os airbags do carro são ativados? Entenda os tipos de acidentes que acionam o item
Airbags são ativados apenas em situações específicas, protegendo ocupantes de impactos internos.
A percepção comum é que qualquer acidente de trânsito aciona os airbags dos carros. No entanto, a ativação desse importante item de segurança depende de um conjunto específico de circunstâncias.
Criados na década de 1950, esses equipamentos se tornaram obrigatórios nos carros novos vendidos no Brasil para aumentar a segurança.
Desde sua primeira instalação no Oldsmobile Toronado, em 1973, os airbags evoluíram significativamente, tanto em tecnologia quanto nas posições instaladas nos veículos. Hoje, utilizam gás para inflar, diferentemente do ar comprimido do passado.
Compreender como e quando os airbags são acionados é crucial para garantir a segurança dos ocupantes. Vamos explorar as circunstâncias que levam ao acionamento desses dispositivos e os tipos de airbags existentes nos automóveis modernos.
Tipos de airbags disponíveis
Os airbags se dividem em diversas categorias, cada uma com funções específicas. Veja abaixo os principais tipos:
- Airbag frontal: presente em muitos automóveis, protege durante colisões frontais.
- Airbag lateral: ativado em impactos laterais, protege cabeça e tórax.
- Airbag de cortina: protege a cabeça em colisões laterais e capotamentos.
- Airbag de joelho: reduz lesões nas pernas e joelhos do motorista.
- Airbag de cinto de segurança: expande-se para minimizar lesões no tórax.
- Airbag central: previne choques entre ocupantes em colisões laterais.
- Airbag para pedestres: ativa externamente para proteger pedestres em atropelamentos.
Acidentes que disparam airbags
A ativação dos airbags ocorre majoritariamente em colisões frontais severas. Nesses casos, sensores detectam uma desaceleração rápida, enviando um sinal para que as bolsas de ar se inflam, protegendo os ocupantes do impacto.
Além dos impactos frontais, colisões laterais também podem disparar os airbags, principalmente para proteger a cabeça e o tórax dos passageiros. Capotamentos têm sensores que identificam inclinações extremas, acionando airbags de cortina para evitar choques contra janelas e teto.
Por outro lado, impactos traseiros raramente ativam airbags, já que a desaceleração não é tão violenta na parte frontal. No entanto, veículos modernos podem ter sistemas para acionar airbags em colisões traseiras mais graves.