Ranking de vendas de SUV em março traz surpresas com Creta e Tiggo 7

Utilitário da Hyundai tropeça nas vendas e perde espaço para a versão de entrada do Caoa Tiggo 7. Veja os números.

A Caoa Chery está colhendo os frutos da decisão de lançar uma versão mais barata do Tiggo 7, que parece ter dado um resultado bastante positivo. A chegada de uma opção mais acessível do SUV produzido em Anápolis (GO) causou burburinho entre os consumidores e se confirma como uma boa estratégia no ranking de vendas de março.

O Tiggo 7 Sport custa por volta de R$ 135 mil, bem abaixo dos utilitários-esportivos compactos, como T-Cross, Tracker e Creta. A diferença é que ele não é um SUV compacto, e sim um médio, da mesma categoria que Compass, Corolla Cross e Taos.

O primeiro mês cheio de vendas desde o lançamento do modelo mostrou que seu desempenho deve trazer uma boa receita para a marca chinesa. A notícia não é boa para o Hyundai Creta, campeão de emplacamentos na categoria em janeiro e fevereiro.

É claro que os emplacamentos da nova versão do carro não chegaram nem perto do Compass, o líder dos médios, nem do Corolla Cross. Mesmo assim, o resultado é impressionante.

Uma das principais preocupações do mercado com o aumento das vendas é se a Caoa Chery conseguirá atender à crescente demanda por seu novo SUV. Tudo indica que a montadora está enfrentando certa dificuldade para acompanhar a procura, uma vez que as filas de espera pelo Tiggo 7 estão cada vez maiores nas concessionárias.

Sucesso do Tiggo 7 e derrota do Creta

Segundo dados da Jato Dynamics, o volume de vendas de todas as versões do Tiggo 7 chegou a 1.745 unidades no terceiro mês do ano, o que coloca o modelo na terceira posição entre os SUVs médios. Atrás apenas do Compass (3.971) e do Corolla Cross (3.326), o SUV da Caoa vendeu quase o dobro do VW Taos (930 emplacamentos).

Ele também ficou à frente dos híbridos chineses Song Plus e Haval H6 e, na linha da marca, perdeu somente para o Tiggo 5X.

Em março, os emplacamentos do Tiggo 7 cresceram 73% em relação à soma de janeiro e fevereiro. Na comparação com o mês anterior, a alta é de 234,3%.

Em contrapartida, o Creta perdeu a liderança conquistada em janeiro e fevereiro para o T-Cross, que foi o grande líder da categoria em 2023, com 5.462 emplacamentos do VW e 4.317 unidades vendidas do Hyundai.

SUVs mais vendidos em março

Veja os modelos mais emplacados da categoria no mês passado:

  1. VW T-Cross – 5.462 unidades
  2. Nissan Kicks – 5.034
  3. Chevrolet Tracker – 4.711
  4. Hyundai Creta – 4.317
  5. Jeep Compass – 3.971
  6. Volkswagen Nivus – 3.915
  7. Jeep Renegade – 3.881

  8. Fiat Fastback – 3.819
  9. Honda HR-V – 3.656
  10. Toyota Corolla Cross – 3.326
você pode gostar também