Raríssimo Fiat quebra recorde e vai a leilão por R$ 14 milhões

Um raríssimo modelo da Fiat foi vendido no leilão da RM Sotheby's por incríveis R$ 14,2 milhões.

Um raríssimo modelo da Fiat foi vendido no leilão da RM Sotheby’s por incríveis R$ 14,2 milhões. O evento, organizado para a Monterey Car Week trouxe um exemplar histórico da marca de Turim.

Estamos falando de um Fiat 8V Berlinetta Zagato datado de 1953. O 8V da Fiat é um dos modelos mais queridos pelos colecionadores. Dos 114 exemplares construídos, pequenos números foram montados pelos estúdios de design Ghia, Vignale e Zagato. No caso do Zagato, eles construíram uma berlinetta leve que conquistou inúmeras vitórias no Campeonato Italiano de Esportes.

O 8V pelo preço recorde

Em particular, o modelo recém-vendido no leilão possui preparação de corrida feita pela fábrica e uma carroceria Zagato configurada exclusivamente, o que torna o carro tão especial e raro. Este 8V cuidadosamente restaurado é um exemplo particularmente desejável do raro carro esportivo de corrida de Turim.

De acordo com extensa documentação, o número de chassi do modelo 8V 106.000026 é equipado com o raro motor aprimorado Tipo 104.004 caracterizado principalmente pela presença de carburadores Weber duplos de quatro cilindros.

Este Fiat 8V Berlinetta Zagato foi enviado para Torino em maio de 1953. O Otto Vu foi comprado novo por Giuseppe Malinverni, que registrou o carro em fevereiro de 1954 com o número de registro 214969 TO.

Após o desaparecimento de Malinverni nos dois anos seguintes, o 8V foi vendido ao espanhol Esteban Sala Soler, que pretendia que o carro participasse de ralis. Para isso, Soler enviou o Fiat a Zagato para ser reformado com a carroceria de liga leve característica da empresa. Essa é a razão pela qual este 8V é um dos apenas seis berlinettas revestidos de Zagato com o icônico teto de bolha dupla.

Para se preparar ainda mais para a competição, Soler devolveu o 8V ao departamento de competição da Fiat para modificações de desempenho no motor e rebaixamento do carro. No final de fevereiro de 1957, Soler entrou no 8V no VIII Rallye Sestrières, um evento de vários dias de 1.800 quilômetros que se estendeu de Sestrières a Roma, cruzando os Alpes italianos.

O carro depois de se aposentar das corridas

O Fiat 8V foi importado para os Estados Unidos pelo conhecido distribuidor Otto Linton de Exton, Pensilvânia, de quem o carro foi comprado por Harold Berger. No início de 1962, Berger vendeu o sedã para a conhecida loja de carros clássicos de Ed Jurist em Nyack, Nova York.

Em abril de 1962, o Fiat foi comprado por Karl Anderson, da cidade de Nova York, que não mediu esforços para reformar o carro. Após 12 anos de propriedade, o Sr. Anderson vendeu o 8V em 1974 para Homer Tsakis de Katona, Nova York.

Por volta de 1976, o 8V foi comprado por Jere Brown, um entusiasta de corridas que vivia em Oakland, Califórnia, que manteve o carro por impressionantes 30 anos. Em 2007, o Fiat 8V Berlinetta Zagato 1953 foi descoberto na garagem de Brown pelos irmãos Schouwenburg, impressionados com o extraordinário estado de conservação do 8V.

No final de 2008, o 8V foi vendido a um estimado colecionador belga que decidiu restaurar um carro tão especial com imenso entusiasmo. O Fiat foi restaurado com o maior rigor e fidelidade possível à sua configuração de 1953.

Na primavera de 2009, a restauração foi concluída e o carro foi apresentado no Concorso d’Eleganza de Villa d’Este, onde venceu em sua classe. O Berlinetta recebeu vários prêmios especiais.

Em 2015, foi adquirido por um respeitado colecionador do norte da Califórnia, que exigiu algumas modificações, incluindo a substituição da transmissão de quatro marchas de fábrica por uma unidade de cinco marchas. Em 2016 o carro regressou a Pebble Beach onde obteve o 2º lugar na classe Fiat Custom Coachwork.

Em agosto de 2023, o icônico Fiat 8V Berlinetta Zagato foi vendido em leilão pelo preço recorde de 2,9 milhões de dólares.

você pode gostar também