Renault desenvolve SUV médio nacional com versão híbrida flex

Presidente da Renault no Brasil revela detalhes sobre a criação de um novo SUV médio na plataforma modular RGMP.

A Renault acaba de apresentar ao mundo o Kwid, primeiro carro com a nova identidade da marca francesa produzido no Brasil. Durante a coletiva de imprensa do lançamento do novo modelo, a montadora revelou que está desenvolvendo um novo SUV médio no país.

A declaração veio de Ricardo Gondo, presidente da marca no Brasil. “Com a chegada do Kwid, nós começamos uma nova fase na Renault do Brasil e estamos preparados para um futuro de crescimento”, afirmou o executivo.

O novo SUV, em fase de criação pela equipe brasileira de engenharia e design, será quase inédito. Entretanto, ele utilizará a plataforma modular RGMP, uma versão nacional da CMF-B, sobre a qual o Kardian foi construído. Com exceção da parte dianteira, todo o restante da base pode ser ampliado e retocado.

Segundo a montadora, a plataforma pode chegar a 2,95 metros de entre-eixos e a até 5 metros de comprimento. O Kardian, por exemplo, tem 2,60 metros de entre-eixos.

Para fins de comparação, o Jeep Commander tem 4,77 m de comprimento e 2,79 m entre-eixos. Embora isso não signifique que o próximo SUV irá copiar essas medidas, dá para ter uma ideia da dimensão na arquitetura que poderá dar origem a uma versão de sete lugares.

Sistema híbrido flex

O presidente da Renault no Brasil também antecipou que a marca trabalha em um sistema híbrido flex para o país, conjunto que está em fase avançada de desenvolvimento, mas não teve mais detalhes divulgados. A expectativa é que o motor seja um 1.0 de três cilindros com 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque, o mesmo do Kwid, com opção 1.3 turbo de quatro cilindros com 170 cv e 27,5 kgfm nas versões topo de linha da família.

Outro mistério é o visual do novo carro. Um design semelhante à terceira geração do Duster era a principal aposta, mas os executivos da montadora indicaram recentemente que o Kardian inaugura “uma nova linguagem visual”. Em outras palavras, o desenho do compacto deverá servir de inspiração para as próximas novidades.

Vale mencionar que a plataforma RGMP será usada em outros produtos da marca, como um SUV de sete lugares e a Renault Niagara, picape monobloco que promete ocupar o lugar da Oroch.

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