Renault Scénic retorna como SUV elétrico; veja as novidades

Renault apresenta seu Scenic totalmente elétrico com foco renovado na praticidade familiar e na sustentabilidade.

A Renault revelou seu novo carro elétrico Scenic E-Tech no Salão Automóvel IAA de Munique de 2023. O Renault Scenic E-Tech, é feito na plataforma CMF-EV do fabricante francês para veículos elétricos.

O veículo é o mais recente passo no plano da Renault para oferecer uma linha inovadora de modelos da próxima geração. Ele se junta ao impressionante hatchback Megane E-Tech e ao Rafale cupê-SUV. Além disso, faz parte da linha o tão esperado Renault 5.

Baseando-se na nova linguagem de design da Renault, apresentada em 2022 com o carro-conceito Scenic Vision, o Scenic E-Tech combina elementos derivados de SUV, como bordas pretas dos arcos das rodas, ao mesmo tempo que remete ao estilo monobox pioneiro do Espace e do Scenic original.

Espaço

A longa distância entre eixos de 2,78 metros e o teto plano do Scenic E-Tech ajudam a aumentar o espaço interior, um USP que a Renault acredita que ajudará a atrair clientes para longe de rivais como o VW ID.4, enquanto também há foco na sustentabilidade com 24 por cento de seus materiais provenientes de fluxos de reciclagem.

“O novo Scenic foi pensado para as famílias e suas necessidades. Viajar livremente, com segurança e com mais responsabilidade. Para reduzir o seu impacto ambiental, o Scenic também eliminou todo o uso de couro, abrindo caminho para uma mobilidade mais sustentável”, comentou Agneta Dahlgren, Diretora de Projetos de Design.

O exterior robusto, desenhado pelo designer-chefe Gilles Vidal, parece bastante proposital, acentuado por seu layout de roda em cada esquina e saliências curtas na frente e na traseira.

Com quase 4,5 metros de comprimento, o Scenic é mais curto que seus concorrentes VW ID.4 e Hyundai Ioniq 5, enquanto tem apenas 1,57 metros de altura, o que deve ajudá-lo a cortar o ar com um pouco mais de facilidade do que alguns outros rivais.

Desempenho aerodinâmico

A Renault afirma que o desempenho aerodinâmico foi uma preocupação central no processo de design do Scenic E-Tech. Para ajudar a maximizar a eficiência, inclui recursos como cortinas de ar sob as luzes diurnas para ajudar a melhorar o fluxo de ar.

Também inclui um spoiler traseiro esculpido, maçanetas niveladas e espelhos retrovisores especialmente projetados, enquanto rodas leves de alumínio forjado em tamanhos de 19 ou 20 polegadas também desempenham seu papel.

Interior

No interior, a qualidade percebida é boa e condizente com as aspirações da Renault por uma nova geração de modelos eletrificados. A cabine espaçosa certamente atrairá famílias grandes, e os materiais (principalmente renováveis) usados ​​nos pontos de contato regulares têm uma sensação premium.

A versão Techno e os novos acabamentos esportivos Esprit Alpine estarão disponíveis no lançamento, com o último adicionando itens como rodas maiores de 20 polegadas, estofamento atualizado e um sistema de áudio Harman Kardon.

Muito espaço para pernas e joelhos na parte traseira aumenta a praticidade geral, enquanto o piso completamente plano significa que os ocupantes mais altos estarão bem servidos e considerarão o Scenic um lugar confortável para viajar.

O motorista desfruta de uma posição de direção elevada semelhante à de um SUV, com um console central inclinado para uma sensação de casulo, mas é o cockpit digital OpenR do Scenic E-Tech que ocupa o centro do palco, compreendendo um display colorido de 12,3 polegadas e um display de 12,3 polegadas.

O sistema oferece funcionalidade sem fio Apple CarPlay e Android Auto e vem com mais de 50 aplicativos, incluindo Deezer, Spotify, Amazon Music e Waze, para ajudar a planejar sua viagem e acessar diferentes mídias enquanto estiver em movimento.

você pode gostar também