Renault vai fabricar oito novos veículos até 2025
Renault deve lançar oito novos veículos até 2025. Estratégia da empresa é investir pesado na eletrificação dos modelos.
Depois de garantir o futuro de suas fábricas espanholas em março de 2021, a Renault está lidando com suas unidades de produção francesas.
O grupo abriu negociações com os sindicatos para chegar a um acordo para o período 2022-2024. Conforme anunciado, Luca de Meo pretende voltar a colocar o “made in France” no centro da estratégia da empresa.
Sujeito a um acordo com os sindicatos, o grupo Renault pretende fabricar os veículos, a maioria 100% elétricos, em fábricas francesas.
O pilar desta estratégia continua a ser o pólo de eletricidade (Douai-Maubeuge-Ruitz), que verá o estabelecimento de uma fábrica de baterias pela Chinese Envision.
Veículos elétricos
A unidade de Douai produzirá o Mégane E-Tech Electric. Ele será comercializado em março de 2022. Em seguida, será produzido um SUV elétrico compacto (projeto HCB) em 2023, ambos na nova plataforma CMF EV.
A empresa também pretende construir o R5 E-Tech Electric, que usará a plataforma CMF-B EV e utilizará a nova bateria Envision, que permitirá uma redução de preços no país. Um documento interno, obtido pela imprensa francesa, especifica que a fábrica de Douai também produzirá derivados desse veículo.
A fábrica de Maubeuge, que produz o novo Kangoo também cuidará da versão elétrica em 2022 e do Grand Kangoo em 2023.
A Renault também evoca “outro futuro veículo” para o qual ainda não decidiu se será produzido em Douai ou Maubeuge. O veículo em questão não é outro senão o futuro R4 Electric, que estará disponível em duas versões em 2025: crossover e van.
Por sua vez, a fábrica de Sandouville mudará sua produção para elétricos com a versão EV do Trafic. O fabricante também confirma que será produzido a nova geração do Master em 2024.