Revisão do carro: 4 cuidados para ficar de olho se não quiser ter problemas
Revisão completa e periódica está entre os cuidados básicos necessários para manter qualquer automóvel em bom estado.
Ter um carro não é uma responsabilidade que termina após o pagamento do financiamento, muito pelo contrário. O proprietário precisa se preocupar em seguir as regras de trânsito para ser um bom motorista, reservar dinheiro para o combustível no orçamento e, não menos importante, fazer a revisão periódica.
Essa manutenção preventiva é extremamente importante para conservar o veículo em bom estado de funcionamento e evitar despesas mais altas com a quebra de peças e sistemas completos. Porém, ela precisa ser feita com muito cuidado e atenção.
O que não deixar de olhar na revisão do carro
Foto: PeopleImages.com – Yuri A/Shutterstock
Apesar de o proprietário não ter controle sobre variáveis como o clima ou as condições da via, ele tem o poder de manter o veículo em condições adequadas.
Isso passa por uma revisão bem feita e dentro dos prazos recomendados, mesmo que o processo possa ser inconveniente para quem tem uma rotina mais corrida.
Para te auxiliar, indicamos nos tópicos abaixo algumas coisas que nenhum motorista deve deixar de lado na hora de levar o carro à oficina para uma “olhadinha”. Confira:
1. Freios sempre devem ser verificados na revisão do veículo
A desaceleração e a parada completa do veículo são funções do sistema de freios, um dos mais importantes para a segurança no trânsito.
Durante a manutenção preventiva, não se esqueça de pedir para o profissional conferir a condição das pastilhas, discos, fluidos e cabos.
2. Suspensão e pneus
Outro sistema que nunca pode ser ignorado é a suspensão, responsável por garantir estabilidade e absorver os impactos sofridos pela roda em contato com o solo.
Além de uma avaliação completa das peças, é importante revisar as condições para calibrar ou substituir os pneus quando necessário.
3. Itens importantes
Todos os principais componentes do automóvel devem ser verificados durante a revisão, especialmente a embreagem, o radiador, a correia dentada, o conjunto óptico e os itens de segurança, além de peças mais específicas, como filtros de ar, velas e filtros de combustível.
4. Óleo: indispensável conferir na revisão do carro
Por fim, o dono do veículo nunca deve negligenciar a troca do óleo do motor e de outros fluidos, como o lubrificante do câmbio automático. Seguindo essas dicas, qualquer pessoa pode evitar problemas para rodar com muito mais segurança e tranquilidade.