Sem cinto, sem segurança: como os drones de fiscalização estão preocupando motoristas de aplicativo

Capital usa drones para flagrar motoristas sem cinto.

O BPMTran (Batalhão de Polícia Militar de Trânsito) de Campo Grande (MS) resolveu inovar para diminuir as irregularidades de trânsito. Um desses novos métodos é o uso de drones para flagrar motoristas que andam sem cinto de segurança.

Afinal de contas, esse acessório é obrigatório em todos os cantos do país, pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Além disso, o item diminui o risco de letalidade dos acidentes de trânsito e, até mesmo, em uma freada mais brusca.

Desde o início de abril, aqueles motoristas na capital do Mato Grosso do Sul que andam sem cinto de segurança têm que mudar o hábito. Aliás, mudar o mau hábito, já que o uso do equipamento é obrigatório em todas as circunstâncias.

Drone gera apreensão em aplicativos

No entanto, a medida que visa melhorar a segurança no trânsito também vem gerando preocupação nos motoristas de aplicativo. Isso porque muitos deles relatam que passageiros evitam usar o acessório, principalmente quando estão no banco de trás.

Desta maneira, os motoristas de aplicativo temem não apenas as multas, mas também a suspensão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Atualmente, quem somar pelo menos 40 pontos em multas em um período de um ano terá a carteira suspensa e será obrigado a fazer um curso de reciclagem de trânsito.

Trafegar sem cinto é considerado infração grave e, portanto,gera cinco pontos na habilitação. Desta maneira, os motoristas que dependemdeste trabalho temem o prejuízo com as infrações e com o impedimento de trabalharpor conta de terceiros.

De acordo com a Applic-MS (Sindicato dos Motoristas de Aplicativo), a cidade de Campo Grande conta hoje com cerca de 4.000 motoristas de aplicativo. Um dos principais desafios da entidade é conseguir gerar conscientização nos passageiros quanto ao uso do cinto de segurança, principalmente por conta da preservação da integridade física.

Placas de sinalização

Embora se posicionem favoravelmente às medidas de fiscalização, os motoristas de aplicativo em Campo Grande pedem transparência. Para a entidade que representa a classe, é necessário também ter pontos de aviso de fiscalização, para que o motorista fique mais consciente.

Outro ponto que vem preocupando a categoria em relação aos drones é o uso de celular no carro. Isso porque também gera multa, ainda mais grave, com valor mais alto.

Contudo, os motoristas de aplicativo alegam que precisam do celular para trabalhar no dia a dia. Assim, temem punições por drones após usarem o aparelho durante o trabalho.

você pode gostar também