Sem combustível ou com fones? As multas que você não imaginava podem chegar!

Estas são algumas dúvidas recorrentes em relação à situações que podem representar penalidades para o motorista; Entenda.

Algumas situações que geram multa são bem conhecidas pelos motoristas, é o caso, por exemplo, de furar o sinal vermelho ou ultrapassar o limite de velocidade de uma via. No entanto, alguns cenários ainda geram dúvidas se são ou não passíveis de punição. Um desses quadros é a famosa “pane seca”, ou seja, ficar sem combustível em via pública.

Para quem tem dúvidas em relação a isso, é importante saber que a “pane seca” gera uma multa de R$ 130,16, além de o motorista receber quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Portanto, antes de pegar a estrada ou mesmo circular pela cidade, tenha certeza de que a quantidade de combustível no tanque é suficiente para chegar ao destino desejado.

Fones de ouvido

Outra situação que muita gente tem dúvida se é infração de trânsito, é dirigir usando fones de ouvido. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é bem claro: usar fones de ouvido, seja para atender ligações ou ouvir músicas, trata-se de uma distração no trânsito. Em outras palavras, é uma infração de nível médio.

Som alto

Mesmo fora dos fones de ouvido, o som em volume muito alto também pode resultar em infração de trânsito. Caso seja em excesso, o Conselho Nacional de Trânsito enquadra a situação como penalidade grave. Assim, o condutor precisará desembolsar R$ 195,23, além de receber cinco pontos na CNH. Também há a possibilidade de retenção do carro até regularização do quadro.

Outros cenários

Não se pode ignorar a existência de outros hábitos comuns no trânsito que podem gerar multas. É o caso, por exemplo, do uso do pisca-alerta de maneira indevida. O motorista só deve acionar o dispositivo em casos de emergência ou quando o carro estiver parado.

Caso contrário, é infração média. Além disso, outros hábitos como dirigir com o braço apoiado na porta também gera multa, uma vez que a lei exige que o condutor mantenha as duas mãos no volante.

você pode gostar também