Será o substituto do Argo? Novo Fiat Panda é revelado e deve estrear em 2026

Próxima geração do modelo de entrada que deu origem ao Uno brasileiro poderá chegar ao Brasil com a mesma base do Citroën C3.

O novo Fiat Panda acaba de ser revelado na Europa e já começa a gerar burburinho sobre sua possível estreia no Brasil. Esse carro popular de entrada da marca italiana serviu de base para o Uno brasileiro, mas agora chega em nova geração para inspirar outro modelo da montadora, o Argo.

O Grande Panda tem potencial até para trazer de volta o nome Uno ao país, embora isso seja improvável. A probabilidade maior é de que ele seja produzido nacionalmente na fábrica de Betim (MG) a partir de 2026.

Segundo informações do portal Autos Segredos, o hatch será responsável por estrear a plataforma CMP em carros da Fiat. A arquitetura é a mesma dos Citroën C3 e Aircross, outra marca do grupo Stellantis, e também será usada em modelos como o futuro SUV Jeep Avenger.

Seja como for, a montadora ainda não bateu o martelo e segue identificando o veículo apenas por meio de códigos. Nos bastidores, ele é conhecido como “Projeto F1H”, “Projeto 328” e “Argo Next Gen”, mas há uma forte chance de ele receber o título de “Novo Argo” para aproveitar a fama do modelo.

Outra possibilidade é a manutenção do nome Panda, que tem tradição no mercado europeu. Por enquanto, o que se tem certeza é de que o carro será o sucessor do Argo e do Mobi.

Motorização e visual

A versão de entrada do sucessor da Fiat será equipada com motor 1.0 Firefly de três cilindros e câmbio manual, que gera 75 cv de potência e 10,7 mkgf de torque. Por outro lado, as configurações mais caras terão propulsor 1.0 turbo GSE de três cilindros, com a injeção de combustível direta e transmissão automática CVT com 7 marchas virtuais. O conjunto desenvolve até 130 cv de potência e 20,4 mkgf de torque.

Completando a linha, o novo modelo terá uma variante híbrida-leve flex equipada com sistema de 12 volts, que desembarcará no Brasil no fim do ano com os SUVs Pulse e Fastback.

O visual do Fiat Grande Panda se baseia no conceito Centoventi, revelado em 2019, com linhas mais verticais e quadradas que dão ao modelo porte e estilo de SUV. Os detalhes técnicos seguem em segredo, mas já se sabe que o carro terá 3,99 metros de comprimento e os mesmos 2,54 metros entre-eixos do Argo.

você pode gostar também