Será que o Corsa volta ao Brasil? Nova geração continua viva na Europa
Ainda disponível em mercados da América Latina, o icônico modelo da Chevrolet deixou o mercado brasileiro em 2017.
As listas de carros de maior sucesso vendidos no Brasil quase nunca deixam de fora um nome bem icônico: o Corsa. O hatch acaba de completar 30 anos desde o início de suas vendas por aqui e, embora tenha saído de linha há alguns bons anos, continua despertando o interesse dos compradores.
O automóvel é um projeto da alemã Opel, mas chegou ao mercado nacional pela Chevrolet em 1994, onde permaneceu com uma carreira consistente até 2017. Raramente a versão brasileira esteve alinhada ao modelo europeu, onde o Corsa surgiu em 1993 e continua em produção até hoje.
Recentemente, chamou atenção o boato de que o hatch poderia voltar a ser vendido no Brasil, quem sabe para retomar a chamada “Era de Ouro da Chevrolet”, marcada por nomes como Monza, Kadett, Astra, Omega e Vectra. Porém, a Opel não pertence mais à General Motors (GM) e hoje faz parte da Stellantis.
Outros países da América Latina, como Chile, Uruguai, Equador e Colômbia, têm acesso ao inventário da marca e continuam vendendo o Corsa. Por outro lado, Brasil e Argentina não fazem mais parte dos mercados da Opel.
O modelo disponível nos mercados latino-americanos é construído sobre a mesma plataforma do Peugeot 208 e equipado com um motor 1.2 (aspirado ou turbo) a gasolina, que rende até 130 cv de potência quando combinado ao câmbio automático de 6 marchas. Com transmissão manual, ele gera 130 cv.
Somente a Colômbia não tem o hatch na linha atualmente. Já na Europa, a sexta geração do automóvel da Opel tem até versão 100% elétrica.
É praticamente certo garantir que o Opel Corsa não voltará ao mercado brasileiro tão cedo, principalmente para não canibalizar as vendas do Peugeot 208, seu irmão de plataforma. Para a tristeza dos fãs, ao menos por enquanto, o retorno do Corsinha não parece estar nos planos da indústria.
Opel Corsa europeu
A sexta geração do modelo vendido na Europa ganhou um facelift de meia-vida no ano passado. Além de estrear a plataforma CMP da Peugeot-Citroën, seu visual ficou mais moderno e distante da versão anteriormente comercializada no mercado nacional pela Chevrolet.
As versões a combustão e 100% elétrica do carro contam com a grade “Vizor” na dianteira, composta por uma moldura preta que conecta os faróis de LEDs, também com visual novo e 14 pontos de iluminação. Na traseira, o destaque é o nome “Corsa” na tampa do porta-malas.
O novo Corsa tem opções híbridas leves com motor 1.2 de 100 cv ou 136 cv de potência e motores turbo a combustão que geram de 100 cv a 130 cv. Porém, a grande novidade é a configuração elétrica, que utiliza um motor elétrico de 136 cv de potência e bateria com autonomia de 357 km no ciclo WLTP.