Seu carro flex faz barulho de grilo quando usa gasolina? Entenda por quê
Barulhinho de grilo emitido pelo motor flex quando abastecido com gasolina tem uma explicação mecânica bem simples.
Quem tem um carro flex já deve ter ouvido aquele barulhinho semelhante ao de um grilo que o motor emite quando o tanque está abastecido com gasolina. A explicação para esse ruído é bem simples, embora o problema possa resultar em consequências graves.
O “grilo” emitido pelo motor indica o acontecimento da pré-ignição, processo provocado pelo excesso de carbonização na câmara de combustão. O motivo? Retardo no ponto de ignição do motor ou o temido combustível de má qualidade.
Normalmente, o primeiro problema é mais recorrente em carros equipados com injeção eletrônica e com motor bicombustível, podendo sinalizar que o sistema injetor não reconheceu a troca de um produto por outro. Por ter mantido o padrão para a utilização do etanol, o sistema age de forma estranha.
A falha é especialmente comum em motores flex com taxa de compressão elevada, mais convenientes para o uso de etanol. Uma das explicações para isso é a taxa de etanol presente na gasolina comum vendida no Brasil, que pode variar até o limite máximo de 27%. No entanto, em períodos de entressafra da cana-de-açúcar, esse percentual costuma ser menor.
Quando esse grilo da pré-ignição ocorre somente por alguns instantes e para após o carro começar a andar, geralmente não há consequências graves. Entretanto, caso se torne severo ou constante, pode indicar excesso de carbonização e provocar danos em componentes.
E se eu abastecer somente com etanol?
A pré-ignição é resultado da baixa octanagem do combustível, índice que ficou significativamente maior na gasolina nos últimos anos. Assim, na teoria, o processo não deveria ocorrer.
O engenheiro Everton Lopes, da SAE Brasil, explica que o motorista que deseja evitar esse problema deve observar ao abastecer o carro e sempre procurar um posto com programa de garantia de qualidade do combustível. Caso o comportamento do veículo não melhore, a recomendação é procurar um mecânico para verificar a quantidade de carbonização.
Para prevenir a carbonização das válvulas do motor, a melhor forma é manter a manutenção do veículo em dia, substituir os filtros e óleo dentro do prazo recomendado pelo fabricante e utilizar produtos com o mesmo grau de viscosidade e qualidade (API) indicado no manual do proprietário.