SUV ou sedã? O que levar em conta na hora da compra para não entrar em uma furada
Os dois segmentos dividem interesse dos consumidores e possuem vantagens e desvantagens; na hora da compra, saiba como fazer o melhor negócio.
O SUV e o sedã são dois grandes ‘rivais’ no mercado de carros novos e até mesmo usados no Brasil. Nos últimos anos, o SUV tem vivido um momento melhor e tem superado com folga as vendas em relação ao sedã.
No entanto, SUV e sedã possuem características próprias, exclusivas e que podem agradar ou não a determinados grupos. Desta maneira, para quem tem dúvidas entre um e outro, vale fazer algumas considerações.
E, no caso, é importante também conhecer algumas características de cada um deles. Assim, poderá fazer uma compra mais assertiva, sem o risco de errar depois.
Vantagens e desvantagens do SUV
Primeiramente, veja as vantagens e desvantagens do SUV, o modelo que vem ganhando mais espaço no mercado. Nesse caso, ele tem a característica de ser mais alto e robusto, o que agrada a quem gosta desse estilo.
Por conta disso, o carro também se torna mais confortável para os ocupantes. Eles se tornam mais versáteis e até mesmo mais estilosos, o que garante mais atenção e sucesso.
Isso sem contar que é um carro mais familiar, ou seja, temmaior espaço para bagagens. E é o ideal para grandes viagens mais longas, porexemplo.
Contudo, também há algumas desvantagens para o SUV, e uma delas é o preço, pois costumam ser mais caros.
Além disso, o SUV, por ser mais robusto, não tem um desempenho dos melhores. Como dito anteriormente, é um carro mais voltado para a família, onde o conforto e a segurança são as prioridades.
E, por conta dessa característica, também é um veículo menos ágil e que tem mais problemas de estabilidade. Tudo por conta da altura, que impede que o carro seja tão estável quanto um sedã.
Vantagens e desvantagens do sedã
Uma das principais vantagens do sedã é o conforto, o que também o torna um carro mais familiar. Além disso, é uma opção atraente para convencer um comprador indeciso na hora de escolher o carro novo.
Por ser um carro de três volumes, consegue absorver melhor os possíveis impactos nos terrenos. Isso também garante maior estabilidade na hora de conduzir, assegurando até mesmo mais segurança.
Outro ponto importante é o porta-malas, que costuma ser espaçoso. Naturalmente, há muitas diferenças de tamanho entre um sedã e outro, e eles costumam ter um desempenho melhor.
Por outro lado, como é um carro grande, tem-se mais dificuldades para estacionar, o que não é bom para iniciantes. Além disso, esses veículos costumam gerar mais gastos de manutenção e maior consumo de combustível. De todo modo, escolher entre SUV e sedã é algo totalmente pessoal.