Talvez você tenha fechado o capô do carro errado a vida inteira e não sabe

Jornalista especializado em automóveis ensina técnica simples e eficaz para evitar danos à lataria do seu veículo

O simples ato de fechar o capô do carro pode parecer algo trivial, mas segundo o jornalista especialista em automóveis Boris Feldman, cerca de 90% dos motoristas não sabem como fazer isso de forma correta.

Ele explica que, frequentemente, erros nesse processo resultam em danos à lataria.

O assunto lembra o caso do BYD Song Plus. No manual do modelo, a marca recomenda ao proprietário pressionar a lataria até ouvir o clique da trava.

“Puxe o capô para baixo para fazer com que o anel de trava do capô entre em contato com a trava do capô. Coloque as duas mãos na área mostrada na figura, em frente ao capô, e pressione com força para travar completamente o capô”, diz o livro.

Porém, quando o motorista segue à risca as instruções da montadora, acaba gerando amassados.

Dicas para fechar o capô do carro

O especialista enfatizou a importância de soltar o capô a cerca de 30 a 40 centímetros de altura para que ele se feche completamente com o próprio peso, evitando os amassados causados pelo esforço manual.

“Na hora de fechar, você vai abaixando até uns 30, 40 centímetros e solta, deixa o peso dele fechá-lo completamente”, instrui.

Feldman afirma que a maioria das pessoas ignora o jeito correto de fechar a tampa adequadamente e acabam sofrendo prejuízos.

Afinal, o que provoca aqueles pequenos amassadinhos na ponta é justamente o esforço concentrado na sua extremidade, resultado da fragilidade com que essas peças são projetadas.

Foto: Shutterstock

O caso da BYD

Pressionar a lataria, conforme recomendado no manual do BYD Song Plus, é contraindicado pelos especialistas.

A maneira correta é soltar a tampa quando a abertura ainda tiver alguns poucos centímetros, permitindo que ela se feche com o impacto.

BYD Song Plus (Foto: Divulgação)

A montadora foi questionada sobre os prejuízos gerados por suas orientações, mas disse apenas que “a maioria dos usuários procede de forma errada, pois baixa o capô (até encontrar a trava) e força o fechamento”.

“O procedimento correto é baixar o capô até aproximadamente 20 cm do trinco e soltar a peça”, afirmou.

A declaração da marca contradiz o próprio manual. Nas concessionárias da BYD, os casos de amassados se multiplicam, mas até o momento a empresa não se responsabiliza pelos reparos necessários.

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