Xiii! Forma de fechar capô indicada no manual amassa o BYD Song Plus

Se seguida à risca, a recomendação presente no manual do proprietário pode provocar amassados no capô do carro.

O manual do proprietário deve ser a fonte de informação do motorista de qualquer veículo novo sempre que surgir uma dúvida a respeito do modelo. Esse livrinho é muito importante porque contém todas as recomendações da fabricante, desde a peça correta até a pressão ideal para o pneu.

Porém, um caso inusitado envolvendo a BYD colocou em xeque as informações indicadas no manual do carro. Quando se segue à risca as instruções da montadora para fechar a tampa do capô do automóvel, o dono pode acabar sofrendo com amassados.

No manual do BYD Song Plus, a marca recomenda ao motorista pressionar a lataria até ouvir o clique da trava. “Puxe o capô para baixo para fazer com que o anel de trava do capô entre em contato com a trava do capô. Coloque as duas mãos na área mostrada na figura, em frente ao capô, e pressione com força para travar completamente o capô”, diz o livro.

É difícil dizer que a culpa dos prejuízos em todos os casos semelhantes é apenas do manual, até porque a maioria dos proprietários nem mesmo lê o documento. Por outro lado, faltam orientações coerentes por parte das concessionárias da marca.

Qual o jeito certo de fechar o capô?

A prática de pressionar a lataria, conforme consta no manual do BYD Song Plus, não é recomendada pelos especialistas. A maneira correta seria soltar a tampa quando a abertura ainda tiver alguns poucos centímetros, permitindo que ela se feche com o impacto.

Questionada sobre o assunto, a montadora afirmou que “a maioria dos usuários procede de forma errada, pois baixa o capô (até encontrar a trava) e força o fechamento”.

“O procedimento correto é baixar o capô até aproximadamente 20 cm do trinco e soltar a peça”, completou. Ou seja, a declaração da empresa contradiz o próprio manual.

Nas concessionárias da marca, os casos de amassados se acumulam. Um dos funcionários chegou a dizer que a loja atendeu a 26 problemas semelhantes e decidiu montar uma relação de nomes para enviar à fábrica, que até o momento não se responsabiliza pelos reparos necessários.

você pode gostar também