Teste de colisão destaca 2 modelos de carros ‘problemáticos’ em 2023

Avaliação pela pelo órgão de segurança Latin NCAP traz detalhes importantes sobre a segurança de modelos famosos.

Será que o seu veículo vai oferecer a segurança necessária para você e sua família em caso de colisão? O Latin NCAP, programa de avaliação independente de carros novos para América Latina e Caribe, descobriu que dois carros bem famosos estão entre os mais inseguros do país.

Testes de colisão realizados neste ano apresentaram resultados impressionantes sobre o Citroën C3 e o JAC E-JS1, que ganharam nota zero no quesito segurança veicular. Veja mais detalhes sobre a avaliação.

Citroën C3 é uma ‘vergonha’

O Citroën C3 recebeu zero estrelas de cinco devido a fatores como estrutura instável, proteção ineficaz contra colisões frontais e ausência de proteção lateral para a cabeça. O presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP, Stephan Brodziak, afirmou que a produção de um modelo tão ruim é uma “vergonha”.

Outro ponto preocupante é a falta de aviso para o uso do cinto de segurança. “Um carro dessa natureza representa uma afronta à saúde e à integridade dos latino-americanos, que são tão vulneráveis em situações de colisões e atropelamentos quanto os habitantes dos países onde a Stellantis jamais se atreveria a comercializar um carro com segurança tão precária”, diz Brodziak.

No entanto, a penalização por não ser possível desativar o airbag do carona para instalação da cadeirinha na frente não faz sentido para o mercado brasileiro. O Código de Trânsito Brasileiro proíbe que crianças com menos de 10 anos de idade viagem na primeira fileira, independentemente da presença do acessório.

JAC E-JS1 é um elétrico perigoso

O elétrico Jac E-JS1 também ganhou zero estrelas por problemas como instabilidade no impacto frontal, falta de Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) padrão e estrutura ineficaz para a região dos pés. O modelo não oferece nenhuma proteção de passageiros adultos, passando a ser considerado o mais perigoso à venda no Brasil.

“Este resultado provou estar errado o mito de que os consumidores geralmente associam veículos elétricos a veículos de alta tecnologia e mais seguros, e reafirma que – como qualquer outro veículo – eles devem ser avaliados quanto à segurança”, avalia Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP.

“O Latin NCAP convida abertamente a JAC a melhorar este modelo ou qualquer outro modelo para mostrar aos consumidores que a frota da JAC tem carros com melhor desempenho em termos de segurança”, completa.

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