TOP 5: saiba quais são os carros mais vendidos desde 2013 no Brasil
Conheça os modelos que caíram no gosto popular e seguem na lista dos mais vendidos da última década.
Os últimos dez anos foram marcados por mudanças significativas nas preferências dos consumidores quando se trata do mercado automotivo. Toda essa mudança de comportamento também se reflete nas vendas dos modelos mais populares.
Diante disso, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) apontou os cinco carros mais vendidos entre dezembro de 2013 e novembro de 2023. Curiosamente, nenhum SUV entrou na lista, mesmo representando, hoje, quase metade dos emplacamentos Brasil afora.
Confira o top 5 dos carros mais vendidos na última década:
5º – Chevrolet Onix Plus / Prisma
O quinto lugar fica com o Chevrolet Onix Plus/Prisma. Vale lembrar que o modelo passou por uma transição de nome em 2019, quando o Prisma, sedã compacto, deu lugar ao Onix Plus. Portanto, somadas as vendas dos dois modelos, se atinge a impressionante marca de 769.791 unidades.
4° – VW Gol
O modelo mais icônico da Volkswagen deixou de ser produzido em 2022. Ainda assim, o Gol reservou o quarto lugar na lista de preferência dos brasileiros. No total, são 797.283 vendas ao longo da década.
3º – Fiat Strada
Líder de venda nos dois últimos anos, a Fiat Strada fica com o terceiro lugar, ao somar 932.477 emplacamentos. Tal número, por exemplo, ganhou novo impulsionamento a partir do lançamento da nova geração, em 2020.
2° – Hyundai HB20
O HB20 é o grande responsável por consolidar a presença da marca sul-coreana no mercado nacional. Isso porque, ao longo dos últimos dez anos, a Hyundai vendeu 1.073.075 unidades, mesmo com as críticas sobre o design da segunda geração.
1° – Chevrolet Onix
No topo do ranking da década está o Chevrolet Onix. No total, são impressionantes 1.467.644 unidades. O modelo foi líder em vendas entre 2015 e 2020, tendo o seu auge entre 2018 e 2019.
Esses números apresentam uma visão completa das escolhas dos motoristas brasileiros ao longo da década. Isso, sem dúvidas, impacta diretamente nos caminhos e transformações da indústria automobilística nacional.