Toyota RAV4 PHEV: novo híbrido plug-in que faz até 35 km/l chega ao Brasil
Disponível nos mercados europeu e norte-americano, modelo híbrido plug-in estreia por aqui com preço de R$ 399.990.
A Toyota decidiu lançar o seu primeiro veículo híbrido plug-in no Brasil, o RAV4 PHEV, modelo que já é vendido nos mercados europeu e norte-americano. Embora não seja uma novidade global, o SUV chega por aqui como o primeiro da marca com essa tecnologia.
A única versão trazida ao mercado brasileiro é a XSE, topo de linha no restante do mundo. Seu sistema híbrido plug-in possibilita o carregamento por tomada, assim como seus rivais diretos, BYD Song Plus e GWM Haval H6 PHEV e GT, que inclusive custam bem menos. Outro concorrente do novo carro é o Honda CR-V e-HEV, embora, neste caso, o próprio motor a combustão sirva para recarregar as baterias.
Detalhes técnicos
O SUV da Toyota tem um conjunto composto por um motor aspirado de 2,5 litros e quatro cilindros que gera 185 cv e 22,8 kgfm de torque, além de dois motores elétricos. Um deles fica na dianteira e rende 182 cv e 27,5 kgfm de torque, enquanto o outro está na traseira e adiciona 54 cv e 12,4 kgfm. A potência combinada é de 306 cv.
Combinados à transmissão CVT, os propulsores levam o RAV4 de 0 a 100 km/h em apenas 6 segundos. O conjunto faz do modelo o mais potente da história.
A marca entrega o automóvel com um carregador portátil de 2,3Kw e um wallbox de 7,4Kw, para recarga das baterias de 18,8 kWh em 2,5 horas. A autonomia é de 55 km no modo 100% elétrico, bem menos que a do Haval H6, que roda até 170 km nessa configuração, porém próxima da do Song Plus, que vai até 51 km apenas na eletricidade.
O que realmente impressiona no novo motor é o consumo de até 35 km/l na cidade e 30 km/l na estrada, segundo avaliação do Inmetro. Ele é movido exclusivamente a gasolina, mas os números caem para 14 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada quando os motores elétricos estão desligados. São quatro modos de condução no híbrido plug-in: Normal, ECO, EV (elétrico) e Sport.
Equipamentos e preços
Fora do Brasil, o Toyota RAV4 PHEV é equipado de série com ar-condicionado digital de duas zonas, acionamento remoto da tampa do porta-malas, central multimídia de 10,5 polegadas com conexão com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, computador de bordo de 12,3 polegadas, Head-up display (projetor no para-brisa) colorido, TSS e espelhos retrovisores externos elétricos com sistema de aquecimento (desembaçador).
Ele também vem de fábrica com sete airbags, assistência de farol alto, alerta de ponto cego, farol alto automático, sistema de permanência em faixa, frenagem autônoma de emergência e piloto automático adaptativo.
O modelo custa R$ 399.990 na tabela da montadora, acima da versão RAV4 SX HEV, que agora virou a de entrada e continuará sendo vendida por R$ 349.290. A Toyota oferece cinco opções de cores e garantia de 5 anos, além da garantia de 3 anos ou 100 mil km para o sistema híbrido/elétrico, o que ocorrer primeiro.