Troca difícil: os 5 modelos que mais complicam a troca da correia dentada

Conheça os cinco modelos em que a troca da correia dentada se tornou um desafio para mecânicos e proprietários.

A substituição da correia dentada costuma ser um procedimento rotineiro na manutenção automotiva para os proprietários. No entanto, alguns veículos apresentam desafios devido ao design do motor e à localização da peça.

Essas dificuldades podem resultar em custos elevados e longos tempos de serviço, sobretudo devido à importância da correia dentada para o funcionamento do motor.

Essa peça conecta o eixo-comando ao virabrequim, sincronizando os movimentos das válvulas. Se a correia falhar, o motor pode sofrer danos graves, exigindo reparos ainda mais caros.

Modelos que complicam a troca da correia

Embora o processo de substituição do elemento seja relativamente simples na maioria dos carros, o mesmo não pode ser dito sobre alguns modelos específicos. Existem automóveis projetados de maneira que complicam o serviço, deixando qualquer mecânico maluco. Veja alguns exemplos abaixo.

Fiat Marea

O Fiat Marea ganhou fama pela troca de correia problemática. O motor deve ser desprendido dos coxins e deslocado junto com a caixa de marchas, permitindo acesso à correia e às polias, uma complexidade que irrita mecânicos e pesa no bolso dos proprietários.

Foto: Quatro Rodas/Reprodução

Land Rover Discovery 4

O Discovery 4 da Land Rover eleva ainda mais a complexidade. A troca da correia demanda a separação da carroceria do chassi, devido ao espaço restrito do motor. Após a substituição, a reprogramação dos módulos eletrônicos é obrigatória, tornando o processo ainda mais complicado.

Volkswagen Amarok

A picape Amarok enfrenta outro problema: a posição da correia dentada, que leva ao acúmulo acelerado de sujeira e causa rompimentos precoces. Um aspirador especial foi desenvolvido para limpar o componente, mas a confiança dos consumidores foi abalada.

Foto: Divulgação/Volkswagen

Audi A6

O Audi A6, conhecido por seu conforto, também apresenta o grande desafio da troca da correia dentada. Com motores V6 e V8 posicionados próximos ao suporte do radiador, a desmontagem da frente do carro é necessária, incluindo até a remoção do para-choque e o esvaziamento do radiador.

Nissan Frontier

Produzida entre 2002 e 2008, a Nissan Frontier é mais um modelo que complica a troca de correia. A bomba de combustível limita o espaço no cofre do motor, exigindo a separação da cabine do chassi para a substituição.

Foto: Divulgação/Nissan

Apesar dos desafios, a manutenção correta dessas peças é vital para evitar danos graves ao motor. É importante que os proprietários estejam cientes dessas dificuldades e planejem adequadamente as trocas de correia.

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