Utilitários podem passar por mudança radical nos EUA para evitar acidentes
Agência de segurança rodoviária dos EUA acredita que o design de veículos grandes coloca segurança de pedestres em risco.
A National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), entidade de segurança rodoviária dos Estados Unidos, quer reduzir o número de mortes de pedestres no trânsito. Segundo a agência, as fatalidades envolvendo pessoas fora de veículos cresceram 33% em 20 anos.
A ideia é criar novos padrões de colisão para reduzir ferimentos na área da cabeça dos pedestres em caso de colisão frontal. As novas diretrizes podem alterar o visual de caminhonetes e SUVs, cada vez maiores e menos anatômicos.
Embora a proposta não seja criar um design específico para os veículos, a regra cita “essencialmente todo o segmento de picapes e SUVs grandes” nos Estados Unidos.
O que pode mudar no visual de utilitários?
Toyota Land Cruiser (Foto: Divulgação/Toyota)
O principal foco das mudanças são os desenhos de capô, embora grades e faróis também sejam uma preocupação em veículos mais volumosos.
Com a nova regra, os modelos teriam que apresentar certas métricas relacionadas ao contato com a lateral dos pedestres, uma vez que boa parte das colisões ocorre quando o indivíduo passa na frente de um veículo.
Os testes devem considerar a medida de dois tamanhos de cabeça, sendo um próximo à de uma criança de seis anos e outro de um adulto.
A NHTSA elaborou um documento de 238 páginas com diretrizes e orientações sobre estruturas de capô e para-lamas, além de outros parâmetros. A conclusão é que o design das peças poderia abrandar a força de um impacto na cabeça de uma pessoa, reduzindo os danos.
“Temos uma crise de mortes nas estradas, e ela é ainda pior entre os usuários vulneráveis das vias, como os pedestres. Entre 2013 e 2022, as mortes de pedestres aumentaram 57%, de 4.779 para 7.522. Essa regra proposta garantirá que os veículos sejam projetados para proteger as pessoas dentro e fora do veículo contra ferimentos graves ou morte”, explicou Sophie Shulman, administradora adjunta da entidade.
O foco em picapes e utilitários esportivos está ligado às dianteiras maiores, que possuem um potencial maior de ferir os pedestres e de afetar a visibilidade do motorista.
Conforme um estudo do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), veículos com extremidades frontais altas apresentam um grande risco para os pedestres, incluindo modelos de médio porte com faces planas e sem corte.
A norma está em fase de análise e recebe contribuições do público no período de 60 dias.