Vai trocar apenas 2 pneus do carro? Veja onde eles devem ir

Motoristas ficam na dúvida se devem priorizar a parte traseira ou dianteira do carro.

O dilema de todo motorista que precisa trocar apenas 2 pneus do carro é onde eles devem ser colocados: na parte dianteira ou traseira do veículo? Se formos considerar o nível de utilização para curvas e frenagens, os pneus dianteiros são os mais exigidos e, portanto, seriam os escolhidos para a troca. Errado!

No consenso, a regra deixa claro que os pneus mais novos devem ir para o eixo traseiro, independentemente de a tração do carro ser dianteira, traseira ou nas quatro rodas.

Resumindo: é no eixo traseiro que os pneus mais novos e com melhor aderência devem ser instalados. O motivo para isso é que, na dianteira, existe a direção para auxiliar o motorista. Por outro lado, se os pneus traseiros estiverem mal colocados ou furarem, o motorista perderá o controle da direção e o carro sairá de traseira. Viu a diferença?

Quando é preciso trocar os pneus dos carros?

Não há como negar que os pneus dianteiros são os que mais sofrem com o desgaste do carro. Isso se deve ao fato de que boa parte dos automóveis dirige a tração para a parte da frente, provocando maior desgaste nesse componente. Essas rodas também são as responsáveis pela direção nas curvas e pela força de frenagem, o que resulta em sua maior deterioração.

Sabendo que não há como fugir das leis da física, o recomendado por especialistas é o rodízio entre os pneus do carro para trazer equilíbrio a esse desgaste.

No geral, não é possível precisar exatamente a vida útil de um pneu. Há casos em que o ideal é fazer a troca a partir de 10 mil km rodados, enquanto outros podem chegar a 60 mil km e não atingir o TWI, nome dado ao filete de borracha que indica que o pneu está careca.

Pneu “careca” (Foto: Shutterstock)

Quais cuidados tomar com os pneus?

Segundo especialistas, a cada 10 mil km rodados, ou sempre que houver um problema na direção (o volante “puxar” para um lado em linha reta), recomenda-se a revisão e a troca do pneu.

Outro ponto importante diz respeito ao alinhamento e balanceamento. Se estiverem incorretos, isso pode ocasionar o desgaste dos pneus e forçar uma troca antecipada. Portanto, sempre que possível, fique de olho no ajuste de inclinação das rodas, no processo chamado de cambagem.

A calibragem é outro ponto que não pode ser ignorado. Ela deve ser renovada a cada 15 dias, sempre com os pneus frios e após percorrer poucos quilômetros no dia. Em relação à pressão, o proprietário do veículo deve seguir a recomendada pelo fabricante, ou seja, aquela que consta no manual.

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