Vai trocar só 2 pneus do carro? Veja se é melhor colocar na frente ou atrás
Especialista revela o eixo ideal para acomodar os pneus novos caso o proprietário só possa trocar um par.
O custo de alguns componentes automotivos pode ser bem alto, como os pneus, que, quando são fabricados por uma marca de qualidade, costumam custar um pouco mais. Por isso, muitos motoristas que precisam substituir o item optam pela troca de apenas um par.
Aí surge a dúvida: é melhor trocar os pneus do eixo dianteiro ou do eixo traseiro quando você só pode substituir dois? A resposta é essencial, tendo em vista a importância do componente para a segurança dos veículos.
Segundo Celso Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito, é melhor trocar ao menos um par do que não colocar nenhum pneu novo.
Pneu novo vai no eixo dianteiro ou traseiro?
Foto: Shutterstock
Sem enrolação, o motorista deve instalar o par novo de pneus nas rodas traseiras do carro.
“Isso parece ir contra o senso comum, mas é o melhor a se fazer, pois, do contrário, a estabilidade nas curvas pode ficar muito comprometida”, diz Mariano.
Embora possa levantar alguma polêmica, existem argumentos para sustentar a recomendação. O eixo traseiro tem um trabalho mais tranquilo do que o dianteiro, já que a tração da maioria dos veículos está nas rodas da frente, assim como o peso do motor e a maior carga de frenagem.
Porém, os componentes da frente são direcionais e conseguem corrigir a rota em caso de derrapagem. Por sua vez, os pneus traseiros precisam de melhor aderência quando o carro perde o controle, já que não têm a capacidade de correção que as outras possuem (na maioria dos carros).
Também vale dizer que o risco de um estouro ou de murchar é maior na frente e, como os dois pneus novos estarão atrás, fica mais fácil controlar o automóvel e mantê-lo na trajetória. Já se um dos pneus traseiros estourar, o carro tende a se descontrolar mais.
Portanto, se não for viável trocar todos os quatro pneus, é melhor e mais seguro equipar o eixo traseiro com os recém-comprados, ainda que o trabalho do automóvel seja mais tranquilo atrás.