Vai viajar no feriado e está sem dinheiro para o pedágio? Aprenda como resolver esse aperto!

Aprenda o que fazer ao se deparar com a falta de dinheiro em uma praça de pedágio e as diferentes opções de pagamento disponíveis.

Ao se deparar com a falta de dinheiro na hora de passar por uma praça de pedágio, é natural que surjam dúvidas sobre como proceder. Com a crescente digitalização dos meios de pagamento, a situação se torna ainda mais desafiadora em um cenário onde o dinheiro em espécie ainda reina.

Diante dessa acontecimento inesperado, o primeiro passo é manter a calma e comunicar imediatamente a situação aos funcionários responsáveis pelo pedágio.

Em certos casos, pode ser solicitado que o motorista forneça dados pessoais para que o pagamento possa ser efetuado posteriormente. Geralmente, o funcionário entrega um formulário que precisa ser preenchido com algumas informações do veículo e o valor da tarifa.

Os procedimentos podem variar de acordo com a concessionária, visto que cada uma adota seu método de pagamento. Mas a maioria oferece um prazo de 5 dias corridos, a partir do preenchimento do formulário, para efetuar o pagamento da tarifa.

Além disso, o método de pagamento também pode variar conforme a empresa que administra a rodovia, podendo ser realizado através de depósito identificado direto no caixa de atendimento do banco, caixa eletrônico, internet ou aplicativo.

Quais são as regras e consequenciais do pedágio

Tem como pagar pedágio depois?

Sim, algumas empresas oferecem a opção de uma conta pós-paga através do sistema de pagamento automático de pedágios. Ao aderir a esse serviço, o motorista recebe um adesivo para fixar no para-brisa do veículo, permitindo que a empresa registre automaticamente as passagens pelos pedágios.

Posteriormente, o valor das tarifas é cobrado na conta do motorista para pagamento conveniente.

O que acontece se eu não pagar o pedágio após o prazo previsto?

Se você se questiona sobre o que acontece ao não pagar o pedágio, saiba que as consequências podem ser severas. A multa por evasão de pedágio é de R$ 195,23, acompanhada de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), considerada uma infração grave.

O que acontece se eu ”invadir” o pedágio e não pagar?

Resulta na mesma penalidade. Independentemente da origem do calote, a infração é grave e sujeita a uma multa de R$ 195,23, além dos cinco pontos na CNH.

Essa multa pode ser aplicada de duas maneiras: por abordagem de um agente de trânsito ou através dos registros de radares e câmeras. No primeiro caso, o motorista recebe a notificação em mãos.

você pode gostar também