Aposentado tem alguma vantagem na hora de financiar um veículo?

Apesar dos benefícios existentes em alguns bancos e financeiras, liberação de crédito respeita um limite máximo de idade.

Financiar um veículo é a solução encontrada por muitos motoristas que não conseguem desembolsar o valor completo de uma só vez. Dois benefícios de escolher esse sistema são o baixo impacto no bolso a curto prazo e a possibilidade de usufruir do bem imediatamente após a compra.

Não é por menos que seis em cada dez carros zero quilômetro adquiridos pelos brasileiros são financiados. Parte desses automóveis estão na mão de idosos, ou seja, cidadãos com idade igual ou superior a 60 anos.

Vantagens para idosos e aposentados

Primeiramente, o financiamento de veículos para pessoas na terceira idade ocorre normalmente e, na maioria dos casos, de maneira igual às operações envolvendo compradores mais novos. Porém, esse tipo de contratação de crédito está limitada a cidadãos de até 70 anos.

Uma vantagem que os idosos podem ter são as condições especiais em bancos e financeiras, já que o perfil é considerado favorável ao financiamento e de baixo risco de inadimplência. Como muitos deles já estão aposentados, as instituições entendem que o risco de calote é mais baixo.

Os benefícios podem ser ainda maiores para aqueles que optam pelo empréstimo consignado, incluindo taxas reduzidas e prazos flexíveis. Contudo, é preciso lembrar que nessa modalidade de crédito o desconto das parcelas é feito diretamente na folha de pagamento ou benefício previdenciário do contratante.

Vantagens para idosos financiar carros
Vantagens para idosos financiar carros

Financiamento com mais de 70 anos

Infelizmente, o público que está na faixa etária a partir dos 70 anos não consegue ter financiamentos aprovados. Segundo informações da Serasa, os bancos adotam essa postura para se proteger da falta de previsibilidade.

Considerando que a idade dos compradores é avançada e o prazo de parcelamento pode ultrapassar os cinco anos, a instituição prefere evitar contratempos como o falecimento do cliente. Vale mencionar que a expectativa de vida do brasileiro é de 77 anos, segundo pesquisa do IBGE.

você pode gostar também