Você sabe onde colocar pneus novos? Dianteiras ou traseiras, qual escolher?
Saiba a prática recomendada e mantenha a estabilidade na direção.
Quem possui um automóvel sabe que a troca de pneus é uma necessidade que surge eventualmente. Nem sempre os quatro pneus se desgastam de maneira uniforme. Essa discrepância no desgaste pode ser atribuída a uma série de fatores, como falhas na geometria da suspensão, uso de medidas diferentes de pneus em cada eixo, falta de manutenção adequada e até mesmo o estilo de direção do motorista.
Em momentos de troca, surge a dúvida: deve-se colocar os pneus novos no eixo dianteiro ou traseiro?
Onde colocar os pneus novos?
A troca ideal é a dos quatro pneus simultaneamente. Contudo o custo pode ser um impeditivo, tornando essa opção inviável para alguns proprietários.
Na impossibilidade de substituir todos os pneus, a recomendação técnica é clara: os pneus novos devem ser montados no eixo traseiro. Este eixo é crucial para a estabilidade do veículo. Pneus desgastados na traseira resultam em menor tração e resistência à aquaplanagem, especialmente em pistas molhadas, podendo causar a perda de controle do veículo, um cenário perigoso e indesejado.
Imagem: Simplefoto
Mesmo que a tração do veículo seja realizada pelas rodas dianteiras, como ocorre na maioria dos carros vendidos no Brasil, os pneus novos devem estar na traseira. Durante a frenagem, o peso do veículo é deslocado para frente, e a parte traseira, mais leve, pode perder tração se os pneus estiverem desgastados. Os pneus novos garantem a aderência necessária, proporcionando uma direção mais segura.
Se um par de pneus ainda apresentar boas condições de rodagem, esses devem ser posicionados no eixo dianteiro, enquanto os pneus novos devem ser colocados no eixo traseiro. Esta prática, aliada ao seguimento das recomendações do fabricante quanto às medidas dos pneus, contribui para uma experiência de condução mais segura e controlada, valorizando cada investimento feito no veículo.