Lembra deles? 5 carros que foram um fiasco e desapareceram das ruas do Brasil

O sonho das montadoras de alcançarem altas vendas foi frustrado pela recepção desfavorável dos brasileiros. Confira a lista dos últimos fracassos no mercado automotivo nacional.

De certa forma, a realidade do mercado automotivo brasileiro pode ser desafiadora para algumas marcas. Apesar de um carro ter sucesso em outros países, isso não garante sua aceitação no Brasil.

Questões como as características específicas para enfrentar as condições das estradas brasileiras, além de questões culturais e de imagem de marca, podem influenciar na receptividade de um carro aqui.

Com isso, muitas montadoras precisam adaptar seus modelos para atender às demandas e expectativas do consumidor brasileiro, e mesmo assim, algumas podem não alcançar o sucesso desejado. Portanto, realizamos uma análise dos últimos carros que não obtiveram sucesso no Brasil. Confira a lista:

Fiat Linea

O Fiat Linea foi lançado em 2008 para suceder o Fiat Marea, mas não atendeu às expectativas. Embora fosse um sedã compacto derivado do Punto, ele não conseguiu competir com modelos como o Chevrolet Vectra e o Honda Civic devido à falta de uma transmissão automática adequada.

A Fiat desistiu de fabricar sedãs médios no Brasil devido ao fracasso do Linea, voltando para a fabricação de SUVs cupê.

Ford Focus Fastback

Lançado em 2015, tentou competir com o Toyota Corolla, mas não obteve sucesso. Apesar do nome “Fastback”, sua traseira continuou sendo a de um sedã tradicional. Além disso, a falta de investimento em publicidade e o câmbio problemático contribuíram para sua baixa popularidade.

Mercedes-Benz Classe A

A primeira geração do Mercedes-Benz Classe A, lançada com preço de sedã médio, não foi bem-sucedida devido ao seu tamanho compacto e preço elevado. Mesmo com tecnologia avançada, não conseguiu rivalizar com os modelos maiores da época, além de enfrentar problemas de reputação devido a um teste de segurança na Europa.

Renault Symbol

O Renault Symbol, criado a partir do Clio Sedan em 2009, teve uma recepção razoável devido ao seu acabamento e visual polêmico. Embora fosse mais sofisticado que o Logan, não conseguiu superá-lo em popularidade e foi substituído por versões atualizadas do Logan.

Peugeot Hoggar

A picape compacta lançada em 2009 não teve sucesso devido ao seu interior apertado e à reputação da marca francesa no pós-venda. Embora visualmente atraente e com uma grande caçamba, vendeu pouco e foi descontinuada em 2014.

você pode gostar também