Chegou a hora de trocar a embreagem? Não durma no ponto e aprenda como descobrir
Identificar o momento certo de substituir o componente é imprescindível para evitar prejuízos maiores e garantir a segurança.
Trocar o óleo, calibrar os pneus e limpar o ar-condicionado são apenas algumas das manutenções periódicas que os motoristas devem realizar para manter o veículo em bom estado de funcionamento. Contudo, a lista de afazeres não pode deixar de fora um item essencial: a substituição da embreagem.
A embreagem é um componente essencial para o sistema de transmissão de um automóvel, funcionando como um mediador entre o motor e o câmbio. Com o passar do tempo e dos quilômetros, ela fica desgastada, o que prejudica seu funcionamento e pode afetar outras partes do carro.
Por isso, todo proprietário deve saber como identificar os sinais que mostram que chegou a hora de trocá-la. Além disso, é interessante saber quanto custa o serviço e qual a vida útil média da peça.
4 sinais de desgaste da embreagem
Ficar de olho na embreagem para fazer a troca na hora certa auxilia na segurança dos ocupantes do veículo e evita consequências como a perda de potência. Veja alguns indícios de que o momento chegou:
- O câmbio “arranha” na troca de marchas, sobretudo em subidas ou ao arrancar com o carro.
- O pedal de embreagem fica mais baixo e pesado, exigindo mais força para ser acionado e dando a sensação de que está mais próximo do assoalho.
- A embreagem fica instável ou imprevisível, fazendo o carro “patinar” ao arrancar ou subir ladeiras, acelerando sem ganhar velocidade.
- O carro ameaça morrer durante as arrancadas, como se estivesse engasgando.
Valores e durabilidade
Qualquer um desses sinais indica que chegou a hora de procurar um mecânico para trocar a embreagem. O serviço custa, em média, de R$ 500 a R$ 1.500, incluindo as peças e a mão de obra, dependendo da região do país e da oficina escolhida.
A duração média do componente varia de 60 mil a 100 mil quilômetros, mas carros usados moderadamente e com manutenção adequada podem rodar com o mesmo item por até 150 mil km. A vida útil vai depender de fatores como peso do veículo, modo de condução e qualidade das peças.