Como os freios podem se tornar uma ameaça real para sua vida – e seu bolso!
Saiba identificar quando é a hora adequada de substituir as pastilhas para garantir sua segurança na estrada.
Os freios do automóvel operam com pastilhas que são pressionadas contra discos. Cada pastilha possui uma base de aço com um revestimento macio que faz contato com o disco, gerando atrito e reduzindo a velocidade do veículo. No entanto, com o tempo, essas pastilhas se desgastam, portanto, é importante ficar atento à sua vida útil.
É fundamental verificar periodicamente a espessura do revestimento das pastilhas de freio. Em alguns modelos de carros, uma luz no painel alerta quando as pastilhas atingem o limite mínimo de desgaste. Geralmente, a verificação é visual e não requer a desmontagem do veículo.
Se as pastilhas não forem substituídas a tempo, o revestimento se desgasta completamente e a base de aço entra em contato direto com o disco, causando danos que levam a prejuízos financeiros maiores, visto que também será necessário trocar ou retificar o disco. Por isso, recomenda-se a verificação a cada cinco mil ou dez mil quilômetros para evitar esse tipo de problema.
Quando o motorista ouve um ranger de metais ao acionar o pedal do freio, significa que a base de aço está em contato com o disco. Substituindo as pastilhas a tempo, geralmente não há problemas. Caso contrário, se os discos apresentarem frisos, uma intervenção leve pode resolver. No entanto, se o desgaste for maior, pode ser necessária a substituição dos discos.
Atenção ao superaquecimento dos freios (fading)
O superaquecimento dos freios, conhecido como fading, ocorre em descidas longas e sinuosas, quando o motorista freia continuamente.
Após um tempo, o freio pode deixar de funcionar temporariamente devido ao superaquecimento, mas geralmente se recupera após esfriar. Recomenda-se utilizar a marcha reduzida em descidas longas para evitar esse problema.
Limpeza dos freios
A limpeza dos freios não é uma prática comum. Um mecânico consciente não inclui esse serviço no orçamento; apenas aproveita a oportunidade de abrir os freios traseiros (a tambor) para limpar o pó que se acumulou a cada frenagem. E, se os freios das rodas traseiras forem a disco, não existe necessidade de limpeza.