Você já se perguntou se carros de Fórmula 1 também têm freios ABS?
Equipamento é obrigatório nos automóveis comuns comercializados no Brasil desde 2014.
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou que todos os carros novos vendidos no Brasil a partir de 2014 precisam ser equipados com freio ABS. Esse item de segurança eficiente é exigido nos Estados Unidos, desde 1998, e na União Europeia, desde 2007.
O Antilock Braking System, frequentemente abreviado para ABS, é o sistema de travagem antibloqueio que impede que as rodas sejam bloqueadas durante as frenagens, tornando esse processo mais eficiente e seguro.
Aí surge a pergunta: será que esse tipo de tecnologia também equipa os poderosos carros de Fórmula 1?
Carro de Fórmula 1 também tem freio ABS?
Imagem: Shutterstock
Historicamente, alguns automóveis de corrida já tiveram freios ABS, mas a tecnologia deixou de ser usada em 1994. Os pilotos não podem aproveitar os benefícios dessa tecnologia porque ela ajudaria demais o carro, impedindo que os profissionais fossem os atores principais na pista.
Na época da proibição, a Fórmula 1 já enfrentava muitas críticas por ser uma competição de carros e tecnologias e não uma disputa entre pilotos. Dessa forma, a decisão foi tomada para garantir que os profissionais confiassem apenas em suas próprias habilidades.
Outra questão era o custo. Embora o sistema seja acessível, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) temia que os engenheiros criassem versões mais avançadas do ABS, o que poderia aumentar ainda mais o custo de produção dos veículos usados nas corridas.
Foi assim que algumas tecnologias acabaram sendo banidas da F1, incluindo sistema de controle de tração e controle de estabilidade.
Nesse esporte, quem freia mais “dentro” da curva acaba travando as rodas, o que pode causar visitas prematuras ao boxe e até acidentes se o carro escorregar por muito tempo. O freio ABS ajudaria a evitar situações semelhantes e poderia deixar os veículos um pouco mais seguros.
Cabe lembrar que a proibição não agradou a todos, incluindo o tricampeão mundial Ayrton Senna, que chegou a dizer que os pilotos estavam perdendo parte de seus recursos de segurança.
Ela também não calou os críticos do esporte, que continuaram dizendo que qualquer pessoa treinada poderia dirigir um carro de Fórmula 1 moderno.