Motores a diesel e a biodiesel: quais as diferenças entre eles?
Conheça um pouco mais sobre os combustíveis, os benefícios do biodiesel e os desafios para motores convencionais.
O diesel e o biodiesel são combustíveis utilizados em motores semelhantes, mas com diferenças importantes no impacto ambiental e no desempenho. O primeiro, derivado do petróleo, gera grandes quantidades de poluentes, enquanto o segundo, feito de óleos vegetais e gorduras animais, é uma alternativa mais sustentável.
Para se ter uma ideia do impacto ambiental, o uso de apenas 10% de biodiesel pode reduzir as emissões de CO₂ em até 80%.
No Brasil, o biodiesel está ganhando força, especialmente com o incentivo de programas como o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB). Atualmente, a mistura obrigatória no país é de 12%, mas há planos para aumentar essa porcentagem para até 20% em 2030.
A medida busca alinhar o setor de transporte a objetivos de sustentabilidade e redução de poluentes. Caminhões e veículos pesados são os principais alvos desse combustível, que além de ser mais ecológico, pode reduzir custos.
Biodiesel (Foto: tawanroong/Shutterstock)
Sustentabilidade e desafios
Em relação à eficiência energética, o diesel sai na frente. Mas, por outro lado, ele contribui para emissões de gases de efeito estufa e outros poluentes.
Em termos de emissões, o produto tradicional polui mais, liberando bastante óxido de nitrogênio e partículas sólidas. Já o biodiesel, por ser de origem renovável, reduz consideravelmente a emissão desses poluentes, trazendo benefícios ao meio ambiente e à saúde pública.
Motores a diesel podem funcionar com misturas dos dois produtos sem grandes adaptações. No entanto, o biodiesel pode aumentar a necessidade de trocas frequentes de filtros de combustível, já que suas propriedades físicas tendem a causar entupimentos.
Além disso, o biodiesel armazenado por longos períodos pode formar borra no motor, causando problemas mecânicos.
Outra questão relevante é o impacto econômico. Embora o biodiesel seja mais caro que o diesel convencional, o crescimento do setor e a pressão de produtores têm mantido sua participação crescente no mercado de combustíveis.