IPVA 2025: calendário, regras e descontos nos principais estados do Brasil
Confira as datas e condições para o pagamento do IPVA 2025 nas diferentes regiões do Brasil, incluindo descontos e formas de parcelamento.
O calendário do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) 2025 já foi divulgado pelos 26 estados brasileiros e pelo Distrito Federal. Com alíquotas e datas variáveis conforme a localidade, o imposto pode ser pago em cota única ou parcelado.
A alíquota do IPVA para automóveis de passeio se mantém em 4% em estados como São Paulo e Rio de Janeiro, enquanto outras regiões apresentam valores distintos. Além disso, incentivos como descontos para pagamento em cota única são oferecidos por várias federações.
A partir de janeiro de 2025, os contribuintes poderão escolher a melhor forma de quitação do imposto, considerando prazos e benefícios.
Calendário e regras do IPVA nos principais estados
A seguir, apresentamos detalhes sobre as regras e calendários do IPVA 2025 nos principais estados brasileiros.
Distrito Federal (DF)
No Distrito Federal, os proprietários de carros de passeio pagam 3,5% de imposto e os donos de motocicletas desembolsam 2%, enquanto para caminhões e utilitários, a alíquota é de 1%.
O pagamento está disponível em cota única com 10% de desconto ou parcelado em até seis vezes. O calendário começa em 24 de fevereiro e segue as datas estabelecidas conforme o final da placa do veículo.
São Paulo (SP)
Para os contribuintes paulistas, a alíquota do IPVA permanece em 4% para carros de passeio. As opções de pagamento incluem a cota única em janeiro com 3% de desconto ou parcelamento em até cinco vezes.
A primeira parcela ou cota única deve ser paga no dia 13 de janeiro para proprietários de veículos com placa final 1 e até 24 do mesmo mês para placa final 0. As demais parcelas vencem no mesmo dia dos meses seguintes.
Minas Gerais (MG)
Minas Gerais inicia o pagamento do IPVA em fevereiro, oferecendo 3% de desconto para pagamentos em cota única. As alíquotas variam entre 1% e 4%, dependendo do tipo de veículo.
Donos de carros com placas de finais 1 e 2 devem realizar o pagamento até 3 de fevereiro. Já o último grupo, de placas com finais 8 e 9, tem até 7 de fevereiro para quitar o IPVA em cota única ou a primeira parcela.
Rio de Janeiro (RJ)
No Rio de Janeiro, a alíquota do IPVA varia de 0,5% a 4%, com desconto de 3% para cota única até 21 de janeiro. O parcelamento pode ser feito em até três vezes.
O calendário da primeira parcela ou cota única começa no dia 21 de janeiro para placa com final 0 e termina em 3 de fevereiro para placa final 9.
Paraná (PR)
No Paraná, a alíquota permanece em 3,5% para carros, com um desconto de 6% para pagamentos à vista. O imposto pode ser parcelado em até cinco vezes, sem descontos.
O calendário começa no dia 20 de janeiro para final de placa 1 e 2, seguindo até o dia 24 do mesmo mês para placas terminadas em 9 e 0.
Rio Grande do Sul (RS)
O Rio Grande do Sul tem alíquota de 3% para automóveis. Motoristas sem multas podem receber descontos significativos, acumulados de programas estaduais.
A liberação do desconto por antecipação chega a 6% para pagamento parcelado por pessoa jurídica e até 24,8% para pessoa física, caso a quitação do imposto ocorra até 31 de janeiro. Para pagamento à vista, os benefícios atingem 28,13%, e o prazo limite é o mesmo.
Santa Catarina (SC)
Santa Catarina cobra 2% de alíquota para carros, permitindo parcelamento em três vezes ou em até 12 vezes no cartão. Isenções estão disponíveis para veículos com 30 anos ou mais.
O calendário da primeira cota começa no dia 10 de janeiro, mas o pagamento da cota única segue até dezembro, conforme o final da placa.
Bahia (BA)
O IPVA na Bahia tem alíquota de 2,5% para todos os veículos. É possível parcelar o valor em até cinco vezes ou quitar tudo em cota única com desconto de 15% a 8%. A partir de fevereiro, não há desconto.
Para mais detalhes sobre o IPVA 2025 e informações específicas de cada estado, é recomendável consultar os sites das Secretarias de Fazenda estaduais ou o Detran correspondente.