‘Filhos da pandemia’: cuidado ao comprar carro usado de 2021 ou 2022

Carros fabricados durante a pandemia podem ser um mau negócio devido à falta de equipamentos causada pela escassez de semicondutores.

A indústria automotiva brasileira enfrenta uma nova realidade. Após o impacto da pandemia de Covid-19, diversas montadoras precisaram adaptar seus veículos devido à escassez de semicondutores.

Entre 2021 e 2022, os carros sofreram com a retirada de diversos equipamentos, revelando como a ausência de semicondutores foi um verdadeiro desafio para as montadoras.

Para permanecerem no mercado, algumas optaram por manter suas fábricas operacionais, mesmo que isso significasse entregar veículos com menos tecnologia. Isso resultou em modelos vendidos sem funcionalidades antes consideradas padrão.

Hoje, mesmo com a normalização do fornecimento de chips, muitos carros usados dessa época ainda estão no mercado. Potenciais compradores precisam estar atentos às especificações dos veículos produzidos durante esse período de crise.

Adaptações das montadoras durante a pandemia

Antes de considerar a compra de um veículo produzido entre 2021 e 2022, conheça as mudanças adotadas pelas principais montadoras.

BMW

A BMW teve um impacto menor, mas ainda significativo. O modelo Série 3 nacional ficou sem o head-up display, mantendo-se alinhado à versão produzida na Alemanha.

Volkswagen

A Volkswagen teve que retirar a central multimídia Composition Touch de modelos como Fox, Nivus Comfortline, Polo e Virtus, tornando-a opcional. Modelos com a nova central VW Play não foram afetados, mas é comum encontrar carros sem este equipamento no mercado.

Chevrolet

A Chevrolet foi uma das montadoras mais afetadas. Os modelos Onix, Onix Plus e Tracker perderam funcionalidades importantes na central multimídia MyLink, como Bluetooth e conectividade sem fio.

Após a crise, a General Motors disponibilizou um módulo para reativar tais funções.

Toyota

A Toyota recorreu a um fornecedor externo para garantir que o Corolla e o Corolla Cross tivessem sistemas de som. Apesar disso, a central multimídia perdeu algumas funcionalidades, como botões físicos e conectividade com Android Auto e Apple CarPlay.

Mercedes-Benz

Os carros de luxo da Mercedes-Benz também não escaparam da crise. Modelos como CLA 250, GLA 200 e GLE 400d Coupé foram vendidos sem dispositivos como carregadores por indução e sistemas de som premium. A ausência desses itens os identifica como “filhos da pandemia”.

Com a estabilização do mercado de semicondutores, a situação tende a melhorar. No entanto, compradores de carros usados devem investigar o histórico dos veículos de 2021 e 2022.

Garantir que os equipamentos essenciais estejam presentes é crucial para evitar surpresas indesejadas.

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