Motorista com CNH provisória pode dirigir na Uber?

Entenda os critérios exigidos para quem deseja prestar serviço na empresa.

Um milhão de motoristas e entregadores ativos compõem a rede de prestadores de serviços da Uber no Brasil. Fatores como a crise econômica e a oportunidade de obter uma renda adicional atraem muitas pessoas para trabalhar com viagens por aplicativo, incluindo aquelas que ainda não possuem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva. No entanto, surge a questão: a Uber aceita motoristas nessas condições?

Veja a resposta para esta e outras dúvidas frequentes de quem deseja se cadastrar no sistema da empresa de mobilidade urbana.

Motoristas da Uber

Segundo informações da Uber, é necessário possuir uma CNH definitiva para se cadastrar na plataforma. Em termos simples, o condutor deve aguardar o documento emitido após um ano de posse da Permissão para Dirigir.

No entanto, os requisitos não se limitam a isso. Para atuar como motorista na Uber, é necessário incluir na CNH uma observação de que o condutor exerce atividade remunerada (EAR). Essa é a identificação para cidadãos que dirigem profissionalmente. A obtenção da EAR requer que o motorista faça uma solicitação junto ao Detran de seu estado.

EAR

Após a solicitação da EAR, o condutor passa por uma avaliação psicológica com um profissional credenciado. Tanto a consulta quanto a taxa de emissão da nova CNH são pagas separadamente, seja em bancos conveniados ou em casas lotéricas. Por fim, após sete dias do processo, o documento também estará disponível na versão digital da CNH, através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

Outros requisitos

Além da inclusão da EAR, o motorista precisa cumprir outras duas etapas para obter a autorização para atuar na Uber. Ou seja, é necessário possuir um veículo conforme os requisitos exigidos para a cidade em que o motorista pretende operar, além da aprovação na checagem de antecedentes criminais mediante o envio de seus documentos.

você pode gostar também