Posso substituir a lâmpada original do farol do meu carro?
Substituição de lâmpadas no farol do carro precisa seguir as normas previstas pelo Contran.
Muitas pessoas desejam realizar a troca da lâmpada do farol de seus veículos com o intuito de deixá-los mais modernos ou mesmo personalizados. Contudo, a resolução 970/22 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) entende que a troca só é permitida se as lâmpadas escolhidas estiverem dentro do previsto pelo manual do veículo.
Portanto, a substituição de lâmpadas originais dos sistemas de iluminação ou sinalização de veículos por outras potências, ou tecnologias não é permitida.
Entretanto, muitos brasileiros não sabem dessa restrição. Até porque, até 2020, os condutores tinham permissão para trocar as lâmpadas halógenas por lâmpadas de LED. Hoje, essa troca só é possível se a lâmpada tiver a indicação do manual do fabricante.
Nessa mesma linha, conheça três tipos de farol que não se adequam à realidade do Código de Trânsito Brasileiro.
Farol de xenônio
O farol de xenônio não atende às normas brasileiras desde junho de 2011. A resolução n° 384 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) foi revogada pela Resolução 916/22 do mesmo órgão. Como exceção, estão os veículos que possuem este tipo de farol previsto desde a fabricação do automóvel.
Luz strobo – ou estroboscópica
Faróis de carro com luz strobo não tem permissão para circular pelo Brasil. A exceção são os veículos de emergência, assim como automóveis a serviço de utilidade pública.
Vale lembrar, inclusive, que o uso indevido de luz strobo é infração grave por alteração do sistema de luzes original. A punição se dá por meio de multa de R$ 127,69, além de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
Farol de neon
Este modelo já foi bastante popular no Brasil e, agora, o uso desse tipo de luz gera infração grave. A punição prevista em lei a mesma para o uso de luz estroboscópica na lanterna.
Portanto, antes de pensar em customizar o seu automóvel, lembre-se de que a segurança é prioridade ao instalar qualquer novo equipamento veicular. Se tiver qualquer dúvida no momento da revisão ou troca de item, consulte sempre o manual do proprietário do veículo.