Nova fabricante de carros elétricos chega ao Brasil para ‘brigar’ no segmento
Montadora chinesa de veículos elétricos de luxo tem planos de inaugurar até 20 concessionários no país.
A Seres desembarcou no Brasil em julho e já começou a fazer barulho no mercado de carros elétricos. A montadora chinesa, que acaba de anunciar a inauguração de sua segunda concessionária em São Paulo, afirmou ter planos de “brigar” com as concorrentes do segmento.
Em entrevista recente, COO da marca no Brasil, José Augusto Brandimarti, afirmou que o grupo tem tecnologia e porte para bater de frente com BYD e GWM, duas fabricantes de elétricos que estão investindo bastante no mercado brasileiro.
“Temos tecnologia de ponta para brigar com esses grupos de igual para igual. O presidente da empresa na China deixou bem claro qual é o objetivo da Seres, que é ser a empresa de veículos elétricos premium número um do mundo. Somos uma marca que tem porte para brigar com a BYD, com a Great Wall Motor e com qualquer outro que apareça”, disse o executivo.
Brandimarti destaca que a Seres é um dos três maiores grupos automobilísticos da China e que está em um “ringue de luta de peso-pesado”.
Chegada e expansão
A companhia desembarca no Brasil com seis modelos de carros elétricos com preços entre R$ 190 mil e R$ 450 mil. Sua matriz já está em operação no bairro de Alphaville, em Barueri, e o primeiro showroom fica na Avenida Europa, em São Paulo.
Antes de se lançar por aqui, a Seres realizou estudos para medir a demanda do mercado nacional por veículos elétricos e traçar seus planos. A escolha de São Paulo deve-se ao fato que 32% dos compradores estão no estado. Em seguida vêm Brasília, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
“Já temos um padrão de concessionários definido e a receptividade tem sido muito boa e as primeiras praças de atuação já estão selecionadas. Agora, avaliamos a demanda pelos nossos produtos para quantificar as concessionárias em cada estado e em quais cidades”, afirmou o COO da empresa.
A marca costuma realizar suas vendas exclusivamente pela internet em outros países, mas preferiu o formato presencial no Brasil. Segundo Brandimarti, a escolha considera características do consumidor brasileiro, como o desejo de negociar, fazer test-drive e conhecer o carro de perto.
“Para avançarmos com o modelo digital de vendas, precisamos ser conhecidos e oferecer toda a confiança que o público do segmento premium exige. Acredito que no futuro será possível apostar mais nesse modelo”, completou.
Expectativas para o mercado
O mercado de elétricos e híbridos deve crescer até 61% em 2024 em relação a 2023, segundo estimativas da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Em comparação a 2022, o crescimento do segmento chegou a 80% neste ano.