Pode misturar água? Veja o uso correto do aditivo para radiador
Equipamento ajuda a manter a temperatura do motor dentro de um limite apropriado; Saiba como escolher o aditivo.
Não se pode negar que o radiador é uma peça fundamental para o funcionamento do veículo. Por isso, nada de negligenciar o equipamento na hora da manutenção preventiva! Nesse sentido, o ideal é sempre usar um aditivo próprio para ajudar na manutenção da temperatura do motor em um limite apropriado.
Na prática, é este aditivo que reduz a temperatura de congelamento, elevando o ponto de ebulição da água e, assim, evitando o super aquecimento do motor e suas consequências. Além disso, ele protege o sistema contra corrosão e lubrifica a bomba d’água.
Função
O aditivo tem as seguintes funções no radiador de seu veículo:
- Reduz a temperatura de congelamento da água no sistema de arrefecimento. Assim, evita-se que o líquido congele diante de baixas temperaturas, evitando dano ao motor;
- Eleva o ponto de ebulição da água. Ou seja, ela vai ferver apenas em temperaturas muito altas, sem prejuízos ao motor e evitando o super aquecimento.
- Protege contra corrosão;
- Lubrifica a bomba d’água.
Aditivo para radiador
Na hora de usar o aditivo para radiador, é necessário seguir algumas etapas para garantir o bom funcionamento. A primeira delas é justamente verificar se o motor está frio antes de abrir o radiador. Este passo é importante, inclusive, para evitar queimaduras graves.
Em seguida, é importante consultar o manual do proprietário para verificar a proporção de aditivo e água desmineralizada para a mistura.
Por fim, é só fazer a mistura nas proporções indicadas e colocar o líquido no reservatório do radiador. Aí é só tampar.
Mistura com água
Muita gente opta por misturar o aditivo com água da torneira ou mesmo filtrada. Saiba que este não é o recomendado. Isso porque, essa água possui cloro e outros minerais que podem causar o arrefecimento do carro, podendo, inclusive, enferrujar algumas partes do carro.
Portanto, quando se trata de água para o radiador, é preciso usar a desmineralizada. A combinação de tal elemento com o aditivo traz benefícios ao veículo como, por exemplo, a proteção contra corrosão, lubrificação da bomba d’água e estabilidade da temperatura do motor.
Vale lembrar que, em geral, a proporção entre água desmineralizada e aditivo é entre 40% a 60% de aditivo e o restante de água. Essa porcentagem exata, como já dito, é indicada no Manual do Veículo.
Emergências
Em casos de extrema emergência, onde não houver acesso à água desmineralizada ou aditivo, é possível usar somente água no radiador. Mas lembre-se, essa situação deve ser tratada como exceção, não como regra.
Por fim, a troca do aditivo deve ocorrer segundo as recomendações do fabricante. Geralmente, isso ocorre anualmente ou a cada 30 mil quilômetros rodados.