Carros 0 km: os itens de segurança que você não pode ignorar a partir de 2024
Já está em vigor a obrigatoriedade de novos itens de segurança em veículos zero km. Saiba quais são e seus custos.
Desde o primeiro dia do ano, a obrigatoriedade de novos itens de segurança para veículos 0 km entrou em vigor. Agora, todos os carros, ao sair da fábrica, precisam ter alguns itens que garantem mais segurança ao condutor. Dentre os novos equipamentos estão luzes diurnas, controle de estabilidade, alerta de cinto de segurança no painel, assim como realização de teste de impacto lateral.
Apesar de já em vigor, não há muito o que se comemorar. Na verdade, tais medidas já deveriam estar implementadas desde janeiro de 2021. O prazo se estendeu após a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) alegar que a pandemia de Covid-19 impediria o cumprimento dos prazos. Assim, o Conselho Nacional de Trânsito prorrogou a data limite para 1º de janeiro deste ano.
Outros indicadores
A norma também inclui indicadores de frenagem brusca, além de repetidores de seta nos retrovisores ou para-lamas. Contudo, as luzes diurnas, os famosos DRLs, não precisam ser necessariamente de LED. Já no caso de vans, ônibus e caminhões, o controle de estabilidade só entrará como item obrigatório de fábrica em 1º de janeiro do próximo ano.
Ampliação da segurança
Devido às novas regras, as montadoras realizaram uma série de adequações. A Renault, por exemplo, ampliou a segurança de modelos como o Kwid, Stepway, Logan e Oroch na linha 2024.
O Kwid, por exemplo, ganhou recursos adicionais, como comando de regulagem de altura de farol, indicador de direção lateral e abertura elétrica do porta-malas. Já os modelos Stepway 1.0 e Logan também passaram a trazer de série o comando de regulagem de altura de farol, indicador de direção lateral e sistema de estabilidade.
Itens obrigatórios
- Controle de Estabilidade: o sistema monitora a estabilidade do veículo e intervém, de forma automática, no ajuste do torque do motor, frenagem individual em rodas específicas para prevenir derrapagens e perda de controle;
- Luzes de Rodagem Diurnas (DRLs): automaticamente ativadas durante o dia para aumentar a visibilidade do veículo, o acessório torna o carro mais visível para outros motoristas e pedestres durante o dia.
- Alerta de Cinto de Segurança no Painel: aqui, o sistema emite um aviso sonoro ou visual no painel do veículo quando alguém não está com o cinto de segurança afivelado dentro do veículo
- Teste de Impacto Lateral: já o Teste de Impacto Lateral é um procedimento para avaliar a segurança veicular. Em síntese, ele simula colisões laterais para verificar a capacidade de proteção do veículo.
- Indicadores de Frenagem Brusca: estes sensores detectam desacelerações significativas, emitindo sinais visuais para alertar os motoristas seguintes sobre uma frenagem brusca iminente.
- Repetidores de Seta nos Retrovisores: os Repetidores de Seta nos Retrovisores são luzes indicadoras de direção. Elas ficam nos retrovisores externos e melhoram a visibilidade das intenções de mudança de direção no trânsito, trazendo mais segurança para os demais motoristas.