Tradição que fala mais alto: Gol, Uno e Palio continuam no topo – veja por que esses clássicos ainda atraem multidões

Mesmo com a onda de modelos eletrificados chegando ao país, ainda são os modelos mais tradicionais que dominam o mercado.

Os carros elétricos são menos poluentes, com tecnologias semiautônomas e itens que aumentam a segurança no trânsito. Não à toa, eles ocupam uma fatia cada vez mais significativa do mercado. Indo na contramão desse posicionamento, os modelos mais vendidos no Brasil parecem uma ode à tradição. Isso porque, no topo da preferência do brasileiro estão o Volkswagen Gol, Fiat Uno e Fiat Palio.

A informação é da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto) e faz referência ao mês de janeiro deste ano. Assim, Gol, Uno e Palio venderam, juntos, mais de 122 mil unidades.

Zero km

Para se ter ideia, considerando todas as marcas, no mesmo período, houve a comercialização de 118,5 mil carros zero km. Diante desse cenário, Enilson Sales, presidente da Fenauto, esclarece ao UOL Carros os motivos dos modelos seguirem como os mais vendidos há décadas.

“O Gol foi lançado em 1980 e descontinuado em 2023, ou seja, ficou 43 anos em produção. Isso significa que há muitas unidades rodando no país. O mesmo acontece com Uno e Palio, lançados em 1983 e 1996, respectivamente. Não existe no Brasil regulamentação para descontinuar veículos de muito tempo de uso. Por isso, enquanto estiverem rodando, podem ser emplacados e continuar circulando por aí”, explica.

Carros mais antigos

Na mesma linha, outro fator que reafirma o bom desempenho do Gol, Uno e Palio é justamente a procura por usados mais antigos, ou seja, com mais de 13 anos de uso. Ainda segundo dados da Fenauto, de 1,2 milhão de automóveis usados vendidos no mês passado, 408,7 mil possuem mais de 13 anos.

Isso demonstra que a tecnologia e equipamentos como airbags dianteiros e ABS não fazem parte do orçamento dos brasileiros quando o assunto é carro, mesmo que estes itens sejam obrigatórios em carros fabricados a partir de 2014.

“A indústria não tem se preocupado em lançar veículo de base, lugar ocupado antigamente por Fusca, Gol e Uno. Devido ao orçamento apertado, os brasileiros têm que recorrer a carros cada vez mais antigos. Os novos estão com preço muito alto”, defende Sales.

Lista

Quando se trata dos usados, depois do Gol, Uno e Paliio, o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20 fazem parte da preferência nacional. Nesse sentido, Sales destaca, ainda ao UOL, que tais modelos já ultrapassaram outros veículos que ficaram muito tempo em linha como, por exemplo, o Ford Ka e o Chevrolet Celta. “Podemos considerar fenômenos de venda. Na prática eles ocupam, hoje, o lugar dos carros novos de entrada, que têm um preço inalcançável por boa parte do público”, diz Enilson Sales.

*Com informações de UOL Carros

você pode gostar também