O perigo se esconde nas molas: entenda os riscos de ignorar um amortecedor desgastado
Os amortecedores são essenciais para uma direção estável. Saiba como identificar quando estão com problemas e quais os riscos de dirigir com estes componentes danificados.
Com o custo da manutenção de veículos, que está a cada dia mais alto, alguns optam por procrastinar o conserto do carro e ir levando até “onde der”.
No entanto, rodar com algumas peças gastas, como o amortecedor, pode, além de danificar outros componentes do carro, comprometer a segurança dos passageiros. Venha entender as consequências disso.
Como identificar amortecedores avariados?
Existem “sintomas” comuns que podem ajudar a identificar problemas na suspensão. Abaixo, estão alguns desses sinais suspeitos de que os amortecedores estão com problemas:
- Ruídos estranhos durante a condução, como batidas ou rangidos;
- Balanços excessivos do veículo ao passar por irregularidades no terreno, já que o amortecedor está quase sem ação;
- Dificuldade em manter o controle do volante, principalmente em curvas;
- Desgaste irregular dos pneus, com áreas mais desgastadas do que outras.
Além destes, aqui vão algumas dicas para te auxiliar a identificar quando os amortecedores estão comprometidos.
- Verifique com frequência o desgaste dos pneus, procurando por desgaste irregular ou excessivo, o que pode ser causado por amortecedores comprometidos;
- Observe visualmente os amortecedores, procurando por sinais de vazamentos de óleo ou qualquer dano visível;
- Faça um teste de pressão nos amortecedores. Para isso, pressione o veículo em cada canto e libere em seguida. Caso ele balance excessivamente ou demore para voltar à sua posição original, pode ser um indicativo de problemas nos amortecedores.
Quais os riscos de andar com amortecedores comprometidos?
De maneira direta, a principal consequência de continuar dirigindo com os amortecedores gastos e danificados é como isso afeta a segurança dos condutores e passageiros.
Nisso, um dos principais riscos é a perda de estabilidade do veículo. Os amortecedores trabalham na manutenção do contato entre os pneus e o solo. Portanto, quando estão em mau estado, podem causar desequilíbrio na distribuição de peso do carro, tornando a direção instável e imprevisível.
Amortecedores comprometidos também aumentam significativamente a distância de frenagem do veículo. Assim, durante uma frenagem de emergência, o veículo levará mais tempo para parar completamente, aumentando as chances de colisão.
Além disso, o controle de direção pode ser afetado. Com isso, é possível que o motorista sinta uma sensação de “solavanco” ao volante, tornando a direção mais difícil e imprecisa, o que contribui para a perda de controle e ocorrência de acidentes. Com uma condução mais áspera e irregular, os passageiros também se sentem mais desconfortáveis com a direção.
Consequências de dirigir com amortecedores danificados
Andar com amortecedores em mau estado traz consequências negativas para além da segurança na direção, pois afetam a conservação do veículo. Isso inclui:
- Desgaste prematuro de outros componentes da suspensão;
- Danos adicionais aos pneus, levando ao desgaste irregular e redução da vida útil;
- Maior consumo de combustível e redução da eficiência energética;
- Aumento do esforço e desgaste de outros sistemas do veículo;
- Necessidade de reparos e substituições mais frequentes, resultando em custos adicionais.